Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Perfil: Mariana Maduro

 

Mariana Maduro

Não deixe o ótimo atrapalhar o bom

05/06/13 – A advogada Mariana Maduro especialista em Direito Societário, participa de um Jogo Rápido e revela algumas de suas preferências para o site da Caarj.

Livro de cabeceira – “As boas mulheres da China”, do Xinran.

O livro foi indicação de um professor, no período do pré-vestibular, porque gostava de estudar sobre a China. É um livro muito forte, que relata a realidade de chinesas em pleno século XXI, passando por situações muito difíceis e até inaceitáveis. Era impossível ler sem chorar. As histórias do livro não ficam distantes da realidade relatada por minha mãe, médica pediatra do hospital da UFRJ, onde trabalha com situações de violência infantil. Todos devemos ter choques de realidade para não esquecermos como nossa vida é maravilhosa, como, muitas vezes, somos egoístas e fracos e como os seres humanos podem ir além do que imaginamos.

Filme inesquecível – “A Dama e o Vagabundo”, da Disney

“Choro até hoje de emoção ao ver a Dama e o Vagabundo comendo espaguete juntos. Nunca gostei muito das princesas e príncipes quando criança. Legal é correr, pular, brincar e ser fiel e amiga, como os cachorros. No fundo, somos todos iguais, damas ou vagabundos, jovens ou velhos. E o amor, a família e os amigos são nossos motores”.

Música preferida – “November Rain”, Guns and Roses

Além de contar com a voz do Axl Rose (a voz que ele tinha nos anos 80), a guitarra do Slash e uma melodia sem igual, a música tem uma letra que representa a necessidade que tenho de viver intensamente o agora. A busca para não sofrer por muito tempo nem encontrar culpados, porque nada dura para sempre, nem mesmo a fria chuva de novembro. É perfeita!

Cidade preferida – “Rio de Janeiro. Não existe lugar melhor no mundo”.

Costumo brincar com meus amigos que são de fora do Rio dizendo: “Eu moro onde você passa férias, ou seja, não precisa de explicação. Cidade mais completa, impossível!”

Viagem – “Maui, Hawaii”

Fiz work experience em 2008, em Maui, no Havaí. Foram quatro meses de total aprendizado de viver. Trabalhei como segurança de obra, garçonete, recepcionista e vendedora de loja chique. Eram 14 horas diárias, sem folgas. Mas ficar sem mamãe foi a parte mais difícil. Aprender a me virar sozinha, sem poder pedir conselhos ao meu porto seguro (pois não tinha dinheiro para ligações internacionais e a diferença de fuso era de oito horas) foi fundamental para ter segurança em mim mesma. Conviver com tanta gente diferente, de tantos lugares do mundo, tantas culturas, foi fundamental para perceber como somos pequenos e precisamos entender as diferenças e aceitá-las.

Maui é como um refúgio aos americanos, meus melhores amigos eram: um nova iorquino metido em confusões por lá; um operador de bolsa de valores de Minesotta, considerado caipira; uma havaiana que vivia a cultura havaiana e até me ensinou umas palavras no dialeto; dois filipinos ilegais; uma alemã linda, alta e magra que rodava o mundo como gerente de hotel. Além de morar com uma família de muçulmanos.

E claro, o Havaí é o Havaí. E Maui, particularmente, é um pedacinho de paraíso, com 0% de criminalidade e pessoas muito felizes parando de trabalhar para ver as baleias pularem na água. Valeu a pena conhecer quase todas as ilhas e ver paisagens quase pinturas que ficavam tão perto de casa. Por que voltei? Além de não conseguir viver sem minha mãe e ter que terminar duas faculdades, nenhuma cidade é melhor que a minha.

Frase que não sai da cabeça – “Não deixe o ótimo atrapalhar o bom”.

Autora: minha mãe. Eu sempre fui muito perfeccionista. Quando as coisas fogem da minha programação, sai de baixo. Um dia, chorando por mais uma bobagem destas, minha mãe me disse essa frase e entendi que realmente perco muito tempo triste e frustrada com coisas que são boas. Não é porque não aconteceu exatamente como planejei que o resultado é ruim ou não serve. Há tanta coisa boa entre o ruim e o ótimo que não vale a pena ficar triste e não aproveitá-la. Muitas vezes, podemos até transformá-la em ótima, só depende de nós.



NOTÍCIAS

12/07/2017 - Festival Anima Mundi toma conta da programação do Cine Odeon

SAIBA +

06/07/2017 - Programação do Odeon inclui comédia francesa

SAIBA +

04/07/2017 - Caarj firma parceria com projeto do Instituto Hoju

SAIBA +

30/06/2017 - Coach Sol Bagdadi leva sua palestra à Belford Roxo

SAIBA +

29/06/2017 - Grade do Odeon dessa semana está repleta de filmes nacionais

SAIBA +

26/06/2017 - Caravana Sociocultural leva advocacia para sessão gratuita de cinema

SAIBA +

22/06/2017 - Confira a grade do Cine Odeon desta semana

SAIBA +

21/06/2017 - Parceria garante desconto para peça no Centro do Rio

SAIBA +

09/06/2017 - Cantando Direito chega à Leopoldina

SAIBA +

01/06/2017 - Caarj promove Cantando Direito em Nilópolis

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Regulamento das Promoções

A Caarj Cultural promove sorteios de convites para espetáculos teatrais e diversas atividades artísticas e de lazer para advogados e estagiários de Direito. As ações acontecem, de domingo a quinta-feira, na página oficial do Facebook da Caixa de Assistência (www.facebook.com/caarj).

SAIBA +