Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Governador do Rio Grande do Sul participa de debate na CAARJ

gov_rs

12/08/13 – O plenário da CAARJ foi palco de um debate sobre a necessidade de reforma política no Brasil, em resposta às manifestações populares ocorridas em todo o país nos últimos meses.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, convidado especial para integrar as discussões, o presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e o presidente da CAARJ, Marcello Oliveira, participaram do evento, aberto ao público, ao lado de representantes da sociedade civil. Na abertura, Wadih Damous lembrou que o plenário histórico da CAARJ já foi sede do Conselho Federal da OAB. E também, cenário de uma tragédia.

Em agosto de 1980, um atentado vitimou a secretária Lyda Monteiro, que morreu ao abrir uma falsa correspondência contendo explosivos. O presidente da Comissão da Verdade disse ainda: “as bandeiras nas ruas sintetizam a necessidade de um projeto de reforma política. Nós, da OAB-Federal já apresentamos nossa proposta e a expectativa é de que, em 2014, as novas regras já estivessem em vigor”.

Tarso Genro afirmou estar honrado com o convite e elogiou a atuação da OAB-RJ nas manifestações. ”A Ordem dos Advogados do Rio atua nas manifestações em defesa da democracia, dos direitos humanos e da reforma política. Comungamos da necessidade de uma grande reforma”, declarou o governador. Marcello Oliveira agradeceu a presença do governador do Rio Grande do Sul e de todos os presentes. “O fenômeno das ruas está exigindo uma resposta política clara e rápida para os anseios sociais, todos facilmente identificáveis nos cartazes dos manifestantes”, afirmou, acrescentando: “temos que discutir temas que promovam transformação profunda em nossa representação”. Ao final, Tarso Genro declarou que “mais discussões e eventos como este devem ocorrer”. “Precisamos provocar uma consciência política e inovadora para a concretização de uma reforma política no país”, concluiu o governador do Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença do vice-prefeito do Rio de Janeiro, Adilson Pires; do ex-deputado Marcelo Cerqueira; do deputado federal Jorge Bittar; do vice-presidente da OAB-RJ, Ronaldo Cramer e do presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]