Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Rafael Direito: advogado nos tribunais e artista nos palcos

rafael

btn_cultural

 

 

 

 

Assista aqui a entrevista completa

O advogado especialista em Contencioso Cível e Empresarial não atua somente nos tribunais. Rafael Direito também está bem acostumado com os palcos e com a “vida de músico”. No início da faculdade, integrou a banda Poesia de Gaia que se apresentou em diversos locais do país, com lançamento do CD no Canecão (tradicional casa de espetáculos na Zona Sul do Rio, fechada há alguns anos), em abril de 2003. Já participou dos programas Domingão do Faustão, Altas Horas e Jô Soares, dentre outros. “Mas ainda fico nervoso quando ligam a câmera”, conta.

Ele revela que a mãe Cleide, cantora e pianista, bem como seu irmão mais velho, Bruno, que toca violão, sempre o incentivaram, tanto que as aulas de piano tiveram início aos quatro anos de idade. Rafael diz: “O piano ainda está na casa da minha mãe. Infelizmente não dá no meu apartamento e tive que substituí-lo por um elétrico”.

Com as atribulações cotidianas do contencioso, a música acaba ficando um pouco esquecida. “Não me dedicava com tanto afinco, então a deixei de lado por um pequeno período. Mas nunca larguei a música”, explica o processualista, que chegou a ser professor de processo civil num curso preparatório para a prova da OAB/RJ.

Sempre que tem oportunidade, desde quando era estagiário, sai do escritório e dá “canjas” em shows, já tendo divido o palco com os cantores Mart’nália e Celso Fonseca, bem como diversas “jam sessions” na casa de amigos. Quando foi trabalhar perante à Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, também “levou a música” e participava de encontros semanais na escola de música local. E não esconde: “Fiquei conhecido como o homem das canjas (rs)”. Nas férias, durante uma viagem aos Estados Unidos, participou de uma simulação do Programa American Idol e ficou entre os finalistas!

Atualmente, Rafael Direito — quando pode — dedica seus fins de semana à música e às gravações, embora “sobre menos tempo do que gostaria”, diz. E sobre suas composições, shows e lançamento de CD afirma que o importante é manter a harmonia perfeita entre o pessoal e o profissional, ou seja, entre a música e a advocacia: “Cada coisa no seu tempo, sem atropelar as atividades profissionais”.

 



NOTÍCIAS

27/11/2017 - OAB/Santa Cruz recebe o projeto CineClube Direito em Movimento e plateia relata episódios de violência contra a mulher

SAIBA +

24/11/2017 - CAARJ sedia lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros

SAIBA +

10/11/2017 - Advogados prestigiam a 1º edição do Samba da Advocacia

SAIBA +

07/11/2017 - OAB/Araruama recebe a exposição “Faces da Justiça”

SAIBA +

06/11/2017 - Cineclube Direito em Movimento realiza sessões itinerantes

SAIBA +

27/10/2017 - Confira a programação do Cine Odeon

SAIBA +

19/10/2017 - Coral de Advogados de Belford Roxo completa um ano

SAIBA +

17/10/2017 - Caarj realiza Cineclube Itinerante em três subseções

SAIBA +

13/10/2017 - Game Designer é um dos primeiros inscritos no Censo Cultural

SAIBA +

05/10/2017 - Festival do Rio estreia na programação do Odeon

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Caarj lança Censo Cultural da Advocacia

A Caarj quer conhecer os talentos artísticos dos advogados do estado do Rio de Janeiro, e por isso está lançando o Censo Cultural da Advocacia. O objetivo deste levantamento é mapear os talentos escondidos, nas mais variadas formas de expressões artísticas, possibilitando montar um banco de dados que irá nortear a construção de projetos e […]

SAIBA +


Regulamento das Promoções

A Caarj Cultural promove sorteios de convites para espetáculos teatrais e diversas atividades artísticas e de lazer para advogados e estagiários de Direito. As ações acontecem, de domingo a quinta-feira, na página oficial do Facebook da Caixa de Assistência (www.facebook.com/caarj).

SAIBA +