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BEM-ESTAR | NOTÍCIAS

O cansaço está desanimando? Descubra como ter mais energia no dia a dia

        energia

A correria do dia a dia e os trabalhos acumulados vão desgastando e, no final do ano, sente-se mais ainda o cansaço: acordar com disposição vai ficando mais difícil. Mas uma dieta para melhorar o sono e para ter mais energia durante o dia pode ajudar.

Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é necessária e ajuda a carregar as baterias. Para alcançar esse objetivo, os nutricionistas recomendam evitar durante o jantar o consumo de açúcar, cafeína, carne vermelha e alimentos gordurosos, por serem alimentos de difícil ingestão e estimulantes, que atrapalham o relaxamento.

A nutricionista clínica e estética Ana Carla de Souza, colaboradora da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, incentiva o hábito da ceia rica em triptofano, aminoácido responsável por produzir serotonina, hormônio que ajuda no relaxamento, na sensação de bem-estar e no combate a depressão. “Não pode dormir de estômago vazio ou muito cheio. O ideal é fazer uma pequena refeição cerca de 2h depois do jantar”, afirma Ana Clara.  As recomendações são: leites e iogurtes desnatados, queijo branco, banana, abacate, arroz, feijão, lentilha, batata, soja, legumes, castanhas, nozes e mel. O leite quente realmente ajuda a cair no sono, não é só crendice: “Ao aquecer, libera-se mais triptofanos ainda ao leite, o que ajuda a relaxar”.

Depois de dormir bem, deve-se garantir energia para o dia todo. Para isso é importante não pular refeições e tomar um bom café da manhã com pães integrais e frutas com casca, para ingerir mais fibras. A proteína é essencial e está presente no leite e seus derivados, sendo preferíveis as versões semi ou desnatadas. “O ovo é uma opção interessante, porque ajuda na concentração, na memória e no raciocínio. Mas deve-se evitar diariamente. Duas vezes por semana é um bom consumo”, explica a nutricionista.

Uma vida mais saudável também ajuda a regular o corpo. Não se pode deixar de lado a prática de atividades físicas e beber bastante água.



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