Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Conferência Nacional dos Advogados, no Rio, vai destacar os 25 anos da Constituição e as manifestações populares

Lançamento da Conferência Nacional dos Advogados

Lançamento da Conferência Nacional dos Advogados

 

Os 25 anos da Constituição Federal – comemorados em outubro – e as manifestações populares ocorridas em todo o País estão entre os grandes temas a serem debatidos na XXII Conferência Nacional dos Advogados. Depois de 15 anos, o principal evento da advocacia brasileira voltará a ser realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 23 de outubro de 2014, no Riocentro. O lançamento da Conferência ocorreu no último dia 28, na sede da OAB/RJ, e reuniu grandes nomes do Direito em todo o País.

O tema central do encontro será “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”. São esperados cerca de 25 mil advogados e estudantes do Rio de Janeiro, além de caravanas de todos os estados. Os organizadores esperam um público total de até 60 mil pessoas. A Conferência terá 40 painéis, divididos em oito grandes eixos, com cinco subtemas cada e 172 palestrantes brasileiros e internacionais.

Estiveram presentes à reunião de lançamento o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, o presidente da seccional Rio, Felipe Santa Cruz, o presidente da Caarj, Marcello de Oliveira, e os advogados Aline Timm, Antonio Fabrício de Matos Gonçalves, Antonio Nabor Areias Bulhões, Cláudio Pereira de Souza Neto, Gabriel Ciríaco Lira, Henri Clay, José Afonso da Silva, Juliano Breda e Luiz Guilherme Arcaro Conci, entre outros.

Segundo Felipe Santa Cruz, a Conferência é um importante espaço de interação democrática da sociedade civil. “Certamente, estarão em evidência temas como a reforma política e as manifestações. A OAB teve uma característica muito positiva quando elas começaram a ocorrer. Tivemos a sabedoria de entender que não deveríamos tentar tomar à frente do processo. Passamos a garantir o direito de manifestação das pessoas, algo que foi negado com veemência em um primeiro momento”, explicou.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, disse que o evento será importante na reafirmação dos valores da Ordem como defensora da democracia e da legalidade no País. “Será um grito contra a intolerância e o preconceito e pela defesa da Constituição democrática”, afirmou.

Marcello Oliveira, presidente da Caarj, afirmou que o evento é um marco para a advocacia. “Há anos que não realizamos uma conferência no Rio, estamos preparando o melhor para nossos colegas. Além de instigantes e importantes temas para os debates”.

O presidente da OAB/Paraná Juliano Breda, ressaltou que um tema importante a ser incluído nos debates é a essencialidade nos serviços e cursos das Escolas Superiores de Advocacia (ESA). “São mais de mil professores lecionando nas escolas contribuindo para a formação contínua dos advogados”, afirmou.

Gabriel Ciríaco Lira disse que a conferência será um momento especial para a advocacia: “Há uma grande preocupação da comissão com os temas a serem abordados em cada eixo”.

Para o professor Antonio Nabor Areias Bulhões, o evento tem um importante tema, a Constituição Federal. “É um documento que assegura a estabilidade do país. E a OAB, expressivo órgão de redemocratização, está citada na Constituição do seu país, por merecer”, concluiu o acadêmico.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja mais fotos do evento aqui.

 



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]