Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

BEM-ESTAR | NOTÍCIAS

Por uma ceia mais tropical

ceia_natal

O Brasil importou a tradição e o cardápio de Natal da Europa, onde a celebração acontece no clima frio do inverno. Mas por aqui a estação é o verão e o clima quente pede comidas mais leves e adequadas ao clima tropical.

A nutricionista Fernanda Amorim Nascimento, professora do Centro Universitário Celso Lisboa, explica que os pratos típicos são calóricos como o pernil (mesmo assado), farofas com miúdos ou embutidos, chocotones, rabanadas e outras. Segundo ela, é possível tornar esses pratos mais saudáveis. “Uma alternativa seria substituir o pernil pelo frango ou outro tipo de ave assada, farofas mais simples, rabanadas ao forno e decoradas com açúcar mascavo para agregar mais valor nutricional, ou light para reduzir calorias, bolos feitos com farinhas integrais e frutas da estação, como abacaxi e melancia”, ensina.

É importante lembrar que durante o verão a necessidade de hidratar-se aumenta, porque perdemos mais líquidos através do suor. Essa também é uma época de maior consumo de bebidas alcoólicas, o que contribui para a desidratação. Por isso é importante beber bastante líquido. “Uma dica importante é aumentar a ingestão de água e sucos naturais, dando preferência para as frutas cítricas, como limão, laranja e cajú, que são ricas em vitamina C, e frutas antioxidantes, como acerola, morango, açaí e uva”, explica Fernanda.

Mas não é por ter um cardápio mais tropical e saudável que ele tem que ficar menos natalino. É possível fazer algumas mudanças e manter o espírito da festa. Algumas sugestões são: trocar o tradicional panetone ou chocotone por um bolo integral com frutas secas; água aromatizada ou sucos de frutas no lugar do refrigerante; rabanada assada; aves assadas; salada de bacalhau com vegetais cozidos ao vapor e ao dente, e regado com azeite extra-virgem.

O chef Juan Funes, do restaurante argentino Tragga, criou uma receita fácil e chique para a ceia de Natal, usando chester, frutas e quinoa para uma refeição mais leve, como pede o clima carioca.Veja a receita.



NOTÍCIAS

01/11/2017 - Tenda Bem-Estar chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

13/10/2017 - Competições de Xadrez e Vôlei movimentam o fim de ano na Caarj

SAIBA +

11/10/2017 - Atletas Bem-Estar fazem bonito na Meia Maratona

SAIBA +

18/09/2017 - Contagem regressiva para a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

14/09/2017 - Tendas passarão a ter consultoria nutricional

SAIBA +

30/08/2017 - Bem-Estar inaugura Tenda na Leopoldina

SAIBA +

23/08/2017 - Caarj lança Tenda Bem-Estar em Rio Bonito

SAIBA +

17/08/2017 - Caarj inaugura Tenda Bem-Estar no “Engenhão”

SAIBA +

15/08/2017 - Treinão prepara advogados para Meia Maratona

SAIBA +

24/07/2017 - Campos dos Goytacazes recebe décima Tenda Bem-Estar

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Subseções promovem jogos esportivos para advogados e estagiários de Direito

Quer fugir do sedentarismo? Afinadas com a ideologia do Eixo Bem-estar, algumas subseções já têm agenda para a prática desportiva, como futebol e vôlei.

SAIBA +


Inauguração Tendas Bem-Estar – O Vídeo

Clique e assista o vídeo      

SAIBA +