Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Exposição ao calor produz reações no organismo

termometro

 

Os termômetros ultrapassaram os 40 graus em diversas regiões do país. No município do Rio de Janeiro, a sensação térmica chegou aos 50 graus. O forte calor, segundo o médico Hilton José Oliva Duarte, Clínico/Fisiatra e perito médico da Caarj, pode ser considerado um fator de risco e uma agressão à saúde. Ele explica que o corpo reage às altas temperaturas aumentando a circulação sanguínea na pele. “Parte do sangue flui para a pele para liberar o calor”, afirma.

Outro meio que o organismo utiliza para manter a temperatura corporal interna estável em condições de calor é a transpiração. O clínico diz que o suor significa que o corpo luta para manter o equilíbrio térmico individual. “Já a sudorese (transpiração excessiva) nada mais é do que uma estratégia do organismo para resfriar a pele e, assim, impedir que a temperatura dispare”, declara.

Hilton chama atenção para alguns sintomas que ocorrem frequentemente nas pessoas durante o verão. E alerta: “Muita atenção! Aos primeiros sinais, procure o médico para orientação”.

 

Sintomas:

· Dor de cabeça, dor no corpo, desidratação, vômito, vertigem, fadiga e alterações cardiovasculares (como taquicardia ou queda de pressão arterial), sensações cutâneas (queimação na pele, urticárias), ou problemas digestivos (náuseas, vômitos e diarreia) estão entre os sintomas mais comuns nesse período.

· Geralmente seguem-se quadros de esgotamento, câimbras, desmaios e, se houver insolação (quadro mais grave), comprometimento do sistema nervoso central: confusão mental, delírio associado à perda de consciência, convulsão, podendo chegar ao coma e até a morte.

 

Recomendações básicas:

1. Beber muita água;

2. Usar regularmente protetor ou bloqueador solar para a prevenção de câncer de pele;

3. Ingerir uma alimentação mais leve. Preferir pratos com muita salada, legumes e frutas;

4. Ficar em ambiente arejado, se possível, com bastante vento, para que a pele resfrie o corpo;

5. Aos primeiros sinais de cansaço, a dica é: umedecer um lenço e molhar alguns pontos do corpo, como rosto, pulsos e colocar na testa. Ser abanado vigorosamente para aumentar a perda de calor por evaporação.

 



NOTICIAS

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

12/04/2017 - Caarj dá início à Campanha de Vacinação de 2017

SAIBA +

06/04/2017 - Campanha Advocacia Solidária

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]