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BEM-ESTAR | NOTÍCIAS

Confira algumas dicas para a prática de exercícios no calor

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Com a chegada do verão, muita gente procura praticar exercícios para ficar em forma. Porém, a busca por um corpo sarado deve ser feita com responsabilidade, para que não traga problemas de saúde, especialmente quando as temperaturas estão muito altas.

“Não há esporte, exercício ou atividade física que deva ser evitada no calor”, explica Leandro Nogueira Filho, diretor da Escola de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, porém devemos ficar atentos a alguns detalhes para que tal prática seja saudável.

“O primeiro cuidado durante o exercício no calor deve ser com o ambiente”, destaca Leandro. Não está proibida a prática de esportes ao ar livre, mas é importante respeitar o horário indicado de 10 às 16 horas, em que a temperatura e incidência de raios solares é mais intensa.

“Se ainda assim a prática ocorrer dentro dessa faixa horária, devem ser tomados cuidados adicionais com a hidratação; o uso de filtros solares para a pele e de vestimentas leves, folgadas e de cor clara, que na medida em que ficam mais úmidas favorecem a perda de calor por evaporação e otimizam o esfriamento do corpo”, recomenda Leandro.

Uma opção para fugir do calor intenso é escolher ambientes refrigerados como as academias. Nesses locais há menores riscos de superaquecimento, insolação e desidratação.

Engana-se quem pensa que os esportes aquáticos estão livres de risco, “A temperatura da água pode ultrapassar os 30˚C durante o verão, o que sujeita os praticantes de natação e de hidroginástica, aos mesmos riscos dos outros esportes”, diz Leandro.

O importante é manter a prática de exercícios físicos mesmo no calor, porque, se feitos de maneira correta, trazem apenas benefícios para nossa saúde.



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