Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

destaqueautismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização da questão. No Brasil, de acordo com a ONU, são mais de 2 milhões de brasileiros com a doença.

A fim de alertar para a síndrome que cada vez mais afeta novas crianças, o advogado Luciano Aragão, pai de João Pedro, de 10 anos, diagnosticado com autismo aos 3 anos e 2 meses, criou a Fundação Mundo Azul (mundoazul.org.br). Há quatro anos, Luciano com mais três casais, uniram-se para apoiar e trocar experiências com quem está na mesma situação que eles.

O advogado conta que o filho despertou a atenção da mãe, a professora Denise Fonseca, pelo apego às rotinas, pouca socialização com outras crianças e membros da família e pelo atraso na fala. Fatores característicos da doença.

O trabalho na fundação é para Aragão fundamental para a conscientização da população sobre o autismo. Ele revela: “Lutamos pelo acolhimento das famílias e pelo direito dos portadores da síndrome em todos os níveis”. “Quando o autismo é diagnosticado passamos pela fase de luto pelo filho. Nós saímos para conversar com os pais e explicamos que há luz no final do túnel e que precisamos brigar contra as barreiras e dar todo suporte terapêutico”, explicou.

Segundo Luciano, há muito a se fazer em prol das famílias que enfrentam dificuldades para cuidar dos filhos autistas, como por exemplo, impulsionar a aprovação do Projeto de Lei N° 2588/2014, que prevê o reembolso integral das despesas com especialistas, quando os seus planos ou seguros de saúde não tiverem os profissionais em sua rede credenciada. Aragão diz que o tratamento ideal custa em torno de R$ 6 mil mensais, e “esse valor pode ser ainda maior dependendo do nível de gravidade com que o problema se manifesta”, ressalta.

“Nosso movimento tem muito a fazer para avançar’, declara o advogado. “Estamos engatinhando, mas precisamos ir além mais para garantir o direito dos nossos filhos”, completou. E convida os colegas para o engajamento: “Agradecemos o apoio da classe dos advogados, OAB/RJ e CAARJ, que abraçam a causa dos autistas. Mas, convoco cada advogado para ser um defensor do direito dos portadores da síndrome”.

Em comemoração a data, o Cristo Redentor receberá hoje, uma iluminação especial azul, a partir das 18h. A cor azul simboliza o autismo, porque a doença é mais comum em meninos, que meninas. E no próximo domingo (6/4) acontecerá a 4ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, às 9h, na Praia do Leblon. A concentração será na Avenida Delfim Moreira com Rua Visconde de Albuquerque.

13581229785_180b32eecd_c

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTICIAS

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

20/09/2017 - Projeto Advocacia Solidária chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

18/09/2017 - A importância da vitamina D para o nosso organismo

SAIBA +

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]