Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Dia Mundial da Saúde: a importância da vida saudável

Hilton-Duarte

A população das grandes cidades vive em um ritmo acelerado: trânsito nas ruas, competitividade profissional, medo do desemprego, cobrança por produtividade… Assim, podemos resumir: o estresse é um dos maiores causadores de doenças. E contrário à qualidade de vida que está relacionada à saúde física e mental, boas condições de sobrevivência e de trabalho, lazer, relacionamento interpessoal e mecanismos adequados para lidar com os problemas ou obstáculos do dia a dia.

Saúde mental é um termo usado para descrever a condição de vida cognitiva ou emocional do ser humano, sejam elas boas ou desagradáveis. E o estilo de vida é a interrelação de todos estes elementos.

Mas o sucesso da saúde depende não só das tarefas desenvolvidas. Os alimentos, a quantidade e os horários que serão ingeridos interferem na resposta do corpo frente às atividades.

Os carboidratos e as proteínas são básicos e importantes fontes de energia. O primeiro funciona como combustível para o cérebro, medula e para as células sanguíneas. Já as proteínas são fundamentais na estrutura e função orgânica, na carga genética (DNA) e na defesa do organismo (sistema imunológico).

O exercício é um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, em especial na terceira idade, onde merece destaque a atividade em grupos. Além de combater a depressão e a ansiedade e melhorar o humor e o sono. Para quem pretende iniciar uma atividade física, a recomendação é realizar uma avaliação médica, inicialmente.

Para finalizar, usar roupa clara, ventilada e leve, evitar exposição excessiva ao sol, reduzir o consumo de refrigerantes e álcool, não fumar e ingerir água são essenciais ao organismo.

Enfim, encontrar harmonia nestes itens é de vital importância para o ser humano conduzir seu cotidiano. Assim, poderemos retardar o processo de envelhecimento adicionando mais vida aos anos e não mais anos a nossa vida.

 

* Hilton J. O. Duarte é médico clínico/fisiatra e perito da Caarj



NOTICIAS

05/04/2018 - Blitz Saúde CAARJ abraça a advocacia no Mês da Saúde

SAIBA +

21/02/2018 - Campanha ‘Paletó no Verão, Não!’ agora mira no TRT

SAIBA +

20/02/2018 - Após imunizar 4.500 advogados, CAARJ segue com campanha de vacinação contra a Febre Amarela

SAIBA +

26/01/2018 - CAARJ realiza campanha pela dispensa do terno e da gravata durante o verão

SAIBA +

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]