Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Obesidade infantil é uma epidemia

obesidade_infantil
A obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma epidemia que acomete pessoas de todas as faixas etárias, inclusive crianças. E, se obeso na infância, maior o risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias e doenças cardiovasculares quando adulto.

A nutricionista Bruna Albuquerque afirma: “Nos dias de hoje a enorme variedade de fast foods, bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos de caixa, guaraná natural) e alimentos industrializados estimulam o consumo”, diz. “Em contrapartida, vem a redução da prática de atividade física”, completa Bruna.

No passado, as crianças se exercitavam mais e as brincadeiras, com muitas corridas e saltos, aumentavam o gasto energético. Hoje a diversão nos tablets, videogames e celulares faz com que a criança, permaneça sentada, com pouca queima de calorias.

A OMS considera prioritária a prevenção da obesidade infantil. E os pais devem ser exemplos para seus filhos. Por isso, a nutricionista orienta como despertar o interesse dos baixinhos para uma refeição saudável: incluir alimentos com variedades de textura, cor, forma e apresentação. Decorar os pratos, com cortes diferentes, por exemplo, formato de florzinha ou bichinho nos legumes e nas frutas estimula saborear o alimento.

Bruna ressalta que, para as crianças, é muito importante a realização de cinco a seis refeições ao dia – desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia – com horários regulares, para evitar os “beliscos” e as substituições por lanches.

Outra dica é com relação à merenda escolar: “Evite comprar o lanche na cantina, já que, geralmente, as opções contêm muito açúcar, sal e gordura”. “Coloque na lancheira fruta, iogurte, biscoito ou sanduíche de pão integral com queijo branco”, recomenda.

Por fim, orienta Bruna Albuquerque: “Incentive seu filho a praticar atividade física e às brincadeiras que, provavelmente, você brincou na infância, como amarelinha, pique, pular corda etc.



NOTICIAS

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

20/09/2017 - Projeto Advocacia Solidária chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

18/09/2017 - A importância da vitamina D para o nosso organismo

SAIBA +

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]