Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro

Manchete_PinDMD

O diabetes, caracterizado pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), ocorre devido à alteração do hormônio da insulina produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para que as células do organismo processem suas atividades. Quando há falta ou distúrbio de insulina, o resultado é o acúmulo de glicose provocando a doença.
Os dois tipos mais comuns de diabetes são: o Tipo 1, caracterizado pela destruição das células beta pancreáticas pelo próprio organismo, levando à deficiência de insulina; e o Tipo 2, diagnosticado em cerca de 90% dos pacientes. Nestes, a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, porém, sua ação é dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica, que acarreta o aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais.

Os portadores de diabetes, mais da metade, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br), desconhecem sua condição, já que é uma doença silenciosa e com poucos sintomas. Dentre os principais estão sede excessiva, urinar com frequência, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, feridas de difícil cicatrização e infecções frequentes.

A doença pode ser detectada com um simples exame de sangue e seu controle deve ser regular.  A falta de controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.



NOTICIAS

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]