Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Advocacia feminina marca presença em encontro na Caarj

destaquemulher

A primeira reunião da advocacia feminina do Estado do Rio de Janeiro aconteceu nesta sexta-feira (5), no plenário da Caarj, a convite da vice-presidente da Caixa, Naide Marinho. O grupo de advogadas discutiu suas aspirações, problemas, necessidades e propostas para a classe, além de definir o nome para o projeto: “Advocacia: Profissão de Mulher”.

Além de Naide Marinho, a mesa de debates reuniu a presidente da Comissão da OAB/Mulher, Rosa Maria Fonseca; a presidente da OAB/São João de Meriti, Julia Vera de Carvalho Santos; a presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes e a diretora da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat Rio), Eliane Andrea Lorega Guimarães.

Entre as principais reivindicações está a necessidade de creches, próximas aos locais de trabalho, nos fóruns e nos tribunais, para que as advogadas mães possam deixar seus filhos e dar continuidade à atividade laboral. A promoção da saúde e a detecção precoce de doenças também foram temas bastante discutidos entre as 34 advogadas presentes.

Maíra Fernandes, presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, contou como surgiu o projeto: “Naide e eu conversamos sobre essa proposta pela primeira vez em 2007, na OAB/Mulher: É com alegria que vejo o projeto sair do papel”.

Para Eliane Andrea Lorega Guimarães as mulheres tem uma representatividade grande na advocacia e merecem um projeto específico. A presidente da OAB/Mulher de Rio das Ostras, Eloisa Peixoto, disse que o projeto “quebrará barreiras e fortalecerá ainda mais a classe”.

Ana Carolina Barreto, presidente da Comissão da Mulher de Cabo Frio, explicou que “é difícil reunir tantas advogadas, fato que reforça a união das mulheres na lutar por melhorias para a classe”. Julia Vera ressaltou que as mulheres advogadas devem conhecer e reivindicar seus direitos, para vencer os preconceitos ainda existentes na categoria.

A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, agradeceu a participação de todas: “O debate foi muito rico e produtivo. Discutimos pontos importantes para a classe e para a cidadania”. E ressaltou: “O projeto é pioneiro no Brasil e será fundamental para a advocacia carioca e de todo o país”.

A próxima etapa do projeto será levar as advogadas das subseções do estado os temas abordados no encontro e a aplicação de um questionário para suas sugestões. Após, os resultados da pesquisa, em uma nova reunião serão definidas as ações estratégicas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja mais fotos AQUI.



NOTÍCIAS

08/03/2018 - Mês da Mulher conta com programação especial

SAIBA +

08/03/2018 - 8 de Março, da Publicidade à Reflexão Crítica

SAIBA +

02/02/2018 - Voe Legal é o meio de a advocacia viajar mais barato

SAIBA +

07/12/2017 - Advogados agora contam com clínica exclusiva e a preços acessíveis no Centro do Rio

SAIBA +

10/11/2017 - CAARJ e OAB formalizam conjuntamente a isenção da anuidade para advogadas em ano de parto ou adoção

SAIBA +

01/11/2017 - Exposição Faces da Justiça chega à Região dos Lagos

SAIBA +

19/10/2017 - Outubro Rosa Caarj chega em Nova Iguaçu

SAIBA +

16/10/2017 - Outubro Rosa da Caarj participa de ação em Madureira

SAIBA +

11/10/2017 - Campanha Outubro Rosa começa a receber doações de cabelos

SAIBA +

09/10/2017 - Meia Maratona Nacional da Advocacia movimenta Copacabana

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]