Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Qual a postura ideal?

destaquepostura

O fisiatra da Caarj, Hilton Duarte é quem responde: “A postura ideal é a que melhor ajusta o seu corpo, equilibrando e distribuindo, de forma harmoniosa, as cargas para mantê-lo bem em pé, sentado, deitado ou em movimento”.

Como tem influência direta em todas as atividades diárias, a má postura pode diminuir o rendimento (escolar ou profissional), ocasionar dor de cabeça e fadiga, além de deixar a pessoa com aspecto menos favorável à sua beleza natural. O médico afirma que desde a escola a educação postural deve ser cobrada para que se torne um hábito, evitando problemas na fase adulta.

A má postura e os movimentos repetitivos podem gerar doenças com repercussão em todo o corpo, tal como a hérnia de disco, escoliose e as Lesões por Exercícios Repetitivos (LER). Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população sofrerá de dor nas costas durante a vida.

Hilton Duarte diz: “Até no dormir é importante ficar atento à postura”. E conclui: “Não basta escolher o colchão e o travesseiro ideais sem ter consciência do próprio corpo”.

O médico enumera alguns cuidados para evitar problemas na coluna:

• Manter os objetos mais utilizados no seu ambiente (como a mesa de trabalho, por exemplo) ao alcance das mãos e do tronco.

• Praticar exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Opções como caminhada, hidroginástica, musculação e ioga são atividades benéficas.

• Segundo a Sociedade de Ortopedia e Traumatologia, o ideal é carregar até 10% do peso corporal. Atenção as mochilas das crianças e adolescentes.

• Ao pegar um objeto pesado no chão, flexione as duas pernas e traga-o próximo ao corpo, mantendo sempre a coluna reta.

• Ao carregar bolsas procure dividir o peso em ambos os lados. E ao carregar objetos, mantenha-os próximo ao corpo.

• Ao calçar ou amarrar o sapato não incline o tronco á frente, flexione as duas pernas ou sente numa cadeira, mantendo a coluna reta.

• Ao pegar ou guardar objetos em prateleiras ou armários altos, suba em um banco mantendo a coluna alinhada. Não eleve os braços acima da cabeça e nem fique na ponta dos pés.

Manter a postura em dia é sinônimo de saúde, bem-estar e melhora na qualidade de vida.



NOTICIAS

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]