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Retenção de líquido pode ser evitada com simples mudanças

retençãodeliquidos

Ao final do dia é bastante comum a sensação de inchaço nos pés e nas pernas. Denominado edema, esse inchaço é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue), que sai dos vasos sanguíneos, vai para o tecido subcutâneo e atribui o aspecto dilatado à pele.

E para evitar o edema, a nutricionista Bruna Albuquerque explica que são necessários alguns cuidados com a alimentação. “O consumo de sódio, os temperos industrializados, os alimentos processados e congelados, ricos em sódio, devem ser consumidos moderadamente ou excluídos das refeições”, diz Bruna.

Beber bastante água ao longo do dia (no mínimo 2 litros) e consumir alimentos que possuam boa quantidade de água em sua composição, como laranja, limão, melão, abacaxi, melancia e água de coco são recomendados.

Os chás também são bons aliados para reduzir a retenção. Bruna sugere: o chá branco, verde, hibisco, de capim limão, salsaparrilha e cavalinha.

“Mas, procure o auxílio de um profissional para que ele oriente o melhor tipo e a quantidade de chá ideal para ser ingerida”, afirma a nutricionista.

Bruna ensina ainda uma receitinha de suco anti-inchaço:

·1 folha de couve;

·1 fatia de abacaxi;

·1/4 xícara de folhas de hortelã;

·150 ml de água gelada;

·1 lasca de gengibre.

Bater tudo no liquidificador e beber em seguida.



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