Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Outubro Rosa: conscientização e prevenção ao câncer de mama

destaque Outubro Rosa

Hoje tem início o Outubro Rosa, movimento para chamar a atenção das mulheres sobre a importância dos exames que detectam o câncer de mama, doença que mais acomete o sexo feminino no mundo. Representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados em mulheres e é a segunda maior causa de morte em todos os países, atrás somente do câncer de pulmão.

A ginecologista Isabel Lucena, da Caarj, explica: “A mama é constituída da pele, do tecido subcutâneo e do tecido mamário, que tem dentro o epitélio ductal onde os ductos mamários ligam os lóbulos ao mamilo. Nestes ductos ocorrem cerca 80% dos cânceres de mama”.

Os fatores de risco principais estão ligados à vida reprodutiva, como menstruação precoce, menopausa tardia e não ter filhos. Somados ao consumo excessivo de álcool, obesidade, sedentarismo, exposição à radiação ionizante, a proximidade da menopausa e história familiar, enumera Isabel. “Mas, ao perceber alterações na pele que recobrem a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, aspecto semelhante a casca de laranja ou secreção procure um médico”, afirma a ginecologista. O autoexame ajuda na identificação de nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos na axila.

Os exames utilizados para a detecção da doença são: mamografia, ultrassonografia, em alguns casos a ressonância das mamas e o estudo para avaliar a alteração genética BRCA 1 e BRCA 2, aplicados principalmente para casos de história familiar. A frequência varia segundo os serviços e conforme a necessidade de cada paciente.

Isabel Lucena diz que a amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável mantendo o peso adequado estão associados a um menor risco de desenvolvimento do câncer de mama. “E, quanto mais cedo e mais rápido o diagnóstico, melhor a chance de cura e sobrevida, por isso a prevenção é fundamental”, finaliza a médica.

Isabel Lucena é médica ginecologista do Centro Médico e de Fisioterapia Niterói/Caarj



NOTICIAS

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

20/09/2017 - Projeto Advocacia Solidária chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

18/09/2017 - A importância da vitamina D para o nosso organismo

SAIBA +

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]