Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Rio é sede da XXII Conferência Nacional dos Advogados

IMG5114

O presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Coêlho, abriu a XXII Conferência Nacional dos Advogados, nesta segunda-feira (20), com o tema “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, até o dia 23, saudando as autoridades e os 850 mil advogados brasileiros. Marcus Vinicius frisou a legitimidade da entidade dos advogados e declarou: “Sairemos desta conferência com o compromisso de unir esforços para a realização das reformas estruturantes de que o Brasil necessita”.          

O vice-presidente da República, o advogado Michel Temer, em seu discurso ressaltou “a efetivação dos direitos e preceitos constitucionais” para um estado democrático de fato.   
 
O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Lewandowski, enfatizou a necessidade de uma mudança no sistema eleitoral: “Hoje temos 35 partidos no país e 28 tem assento no Congresso, o que dificulta a governabilidade para o glorioso destino que todos esperamos”. Lewandowski se dirigiu aos advogados: “A advocacia enfrentou muitas lutas e terá força para a construção de um Brasil mais justo e mais fraterno”.

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, declarou: “A Reforma Política é inadiável. Espero que a Ordem dos Advogados do Brasil tenha energia para fazer esta história”.

Em sua palestra de abertura, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Roberto Barroso, defendeu: “A reforma política é um gênero de primeira necessidade”.
   
O anfitrião carioca, presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz agradeceu a presença dos mais de 16 mil advogados inscritos na maior Conferência da história. “A escolha do local tem caráter simbólico. Aqui,no Riocentro, a ditadura tentou matar a redemocratização”. Felipe completou: “A Seccional acompanha todo o processo de transformações pelo qual a sociedade vem passando, garantindo o direito à manifestação e condenando a violência”.

O presidente da Ordem do Rio de Janeiro declarou: “Aqui na Seccional demos o exemplo, tornando direta a eleição para o Quinto Constitucional. Da mesma forma que repudiamos aqueles que atacam a democracia em nome de projetos obscuros, saudamos o diálogo, o debate, a troca de ideias”.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Marcello Oliveira, declarou: “Os advogados do Rio estão orgulhosos com a realização da maior conferência da história da entidade”. E completou: “Agradeço aos colegas que deixaram seus estados para prestigiar o evento. Sintam-se em casa. O Rio é de todos vocês”.
 
A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, o tesoureiro, Renan Aguiar, e o diretor patrimonial, Antônio Silva Filho, também marcaram presença no primeiro dia do evento e aderiram, assim como a advocacia presente, à Campanha Outubro Rosa, de prevenção e orientação ao câncer de mama realizada pela equipe do eixo Vida da Caixa de Assistência do Rio.  

O presidente da Caixa de Assistência de Roraima, Ronald Rossi Ferreira, disse que a expectativa é grande com relação à Conferência: “A gestão atual do Conselho Federal da OAB fez várias mudanças e impactou na qualidade de vida dos advogados, além de realizar a campanha de vacinação, com sucesso, em todos os estados do país”.

A civilista Luciana Póvoas, de Cuiabá, também estava ansiosa pela palestra de abertura e disse: “O enfoque da abertura dá a diretriz dos debates do evento”.

Ao final, o advogado do Pará, Wendell Souza, disse que o primeiro dia foi bastante produtivo e destacou entre os temas mais importantes os que o trouxeram ao evento: Direito Previdenciário e do Trabalho e a palestra Direito e Diversidade Sexual.

A estagiária de Direito Jaqueline Gama, do Rio de Janeiro, declarou: “Vim para aprender mais sobre a carreira que escolhi, mas minha expectativa é para o debate sobre a Reforma do Código Civil”.

Os debates da conferência, divididos em blocos com oito painéis pela manhã e oito pela tarde, acontecem simultaneamente em espaços variados, com capacidade para até 400 pessoas. Há também uma feira com mais de 200 estandes voltados para área jurídica.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]