Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Show e debates encerram a XXII Conferência Nacional dos Advogados

destaqueencerramento

Os discursos emocionados e de agradecimento e diversas homenagens marcaram o encerramento da XXII Conferência Nacional dos Advogados – Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos – nesta quinta-feira (23), no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Inicialmente, Lira Neto, jornalista e escritor da trilogia biográfica do ex-presidente Getúlio Vargas, comtemplou os participantes com fatos curiosos, contradições e textos inéditos de cartas, de próprio punho, do ex-presidente, destacados de sua trajetória profissional, como advogado e política.

Lira Neto disse que o “fatalismo e o sacrifício de Getúlio são colocados por diversas vezes em seu diário”. E declarou: “Getúlio começou a morrer no dia em que seu filho Maneco afirma que, para saldar dívidas de campanha, vendeu, em “negociação obscura”, uma fazenda da família no Rio Grande do Sul para o chefe da segurança do próprio Getúlio”.

O advogado Paulo Roberto de Gouvêa Medina, de Minas Gerais, declarou que “receber a medalha Rui Barbosa, conferida a ele no primeiro dia da conferência (20) foi a maior emoção da sua vida profissional”. Paulo Benevides, jurista e destacado advogado constitucionalista do país, que já recebeu as medalhas Rui Barbosa e Teixeira de Freitas também foi homenageado. Em seu discurso enfatizou: “O sistema político da nação passa a meu ver por uma deplorável crise de decadência que abala as instituições representativas. Sem a Constituição seremos unicamente a república do medo, a nação dos golpes de estado, das ditaduras, da discórdia e das gerações sacrificadas”. E finalizou: “Nada deprime tanto uma nação como a injustiça”.

Dois vídeos foram exibidos relatando a atuação dos advogados Evandor Lins e Silva, patrono nacional da conferência e do patrono local, Heleno Fragoso. As placas honrosas conferidas a ambos foram recebidas pelos netos de Evandro, o também advogado Tiago Lins e Silva e pelos netos de Heleno, Cristiano e Rodrigo Fragoso. Outra homenagem especial foi para José Ribeiro de Castro Filho com entrega da placa comemorativa às suas filhas.

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz agradeceu o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Coêlho, os advogados do Rio de Janeiro e de todos os estados “que juntos realizaram a maior conferência da história com mais de 16.500 participantes”. Felipe afirmou: “Nossa entidade sai desta conferência mais forte, com uma pauta mais forte e com o compromisso de realizar a Reforma Política”.

Marcus Vinicius Coêlho, presidente do Conselho Federal ressaltou que momentos inesquecíveis foram vivenciados nestes quatro dias de conferência e completou: “Fomos brindados com debates enriquecedores e com a certeza de que não podemos repetir práticas autoritárias e de intolerância”.

Ele também deu um “recado” às advogadas: “As mulheres devem participar mais da Ordem, como presidentes de seccionais e conselheiras. Por isso, na próxima reunião do Conselho Federal, dia 3 de novembro, colocarei em discussão a proposta para que, no mínimo 30%, da composição das chapas para as próximas eleições sejam destinadas às mulheres advogadas”.

A conferência também foi elogiada pelos congressistas. O presidente da OAB/Pavuna, Antônio Faria destacou a palestra do ministro do TSF Luis Roberto Barroso como uma das mais interessantes e fez um balanço: “O evento vai ficar guardado em nossas memórias e na história”. O presidente da OAB/Queimados, José Bofim disse que “nenhuma conferência pode ser comparada a essa”.

O jovem advogado, Rafael Carvalho, de 25 anos, de Porto Alegre, pela primeira vez no congresso da categoria declarou: “Os painéis e palestrantes foram de alto nível”. Para a estudante de Direito de Salvador, Denise Azevedo, que participou de um dos debates mais concorridos – Direito e Diversidade Sexual – com quase 600 participantes, destacou esta como a palestra mais importante, devido a polêmica que envolve o assunto.

Após manhãs e noites dedicados, exclusivamente, ao debate jurídico, palestras, aulas, lançamentos de livros e outras atividades culturais, os advogados assistiram na de quarta-feira (22), ao show do cantor Tiago Abravanel. No repertório, músicas de Tim Maia, da dupla Chitãozinho e Xororó e Sidnei Magal, entre outros, animou os advogados presentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]