Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Último dia da XXII Conferência espaço para o Direito Cooperativo

destaquedireitocooperativo

No último dia da XXII Conferência Nacional dos Advogados, paralelamente ao encerramento, aconteceu o evento especial “Advocacia e Cooperativismo: o cooperativismo financeiro como meios de inserção profissional, econômica e social do advogado brasileiro”. A mesa foi composta pelo presidente da Comissão Especial de Cooperativismo de Crédito do Conselho Federal (CECC), Rafael de Assis Horn; pelo vice-presidente da Delegacia Brasileira da Associação Internacional de Direito Cooperativo (AIDC) Ronaldo Chaves Gaudio; pelo juiz federal e especialista em cooperativismo, Renato Lopes Becho e pelo diretor técnico da AIDC, Leonardo Rafael de Souza.

Ronaldo Chaves Gaudio, que palestrou sobre “Cooperativismo: uma nova fronteira para a advocacia brasileira”, vibrou com a conquista do espaço para a discussão do assunto durante a conferência. “É a primeira vez que o cooperativismo está inserido na Conferência Nacional dos Advogados, em especial, o Direito Cooperativo, com uma mesa integrada com excelentes profissionais”, disse.

Ele sintetizou os desafios: “Tivemos a oportunidade de mostrar que o cooperativismo é um modelo econômico diferenciado, suas vantagens e como é reconhecido por ser um modelo superior, pelo resultado que produz praticado corretamente”. O advogado ressaltou ainda que a matéria promove justiça social, democratização da iniciativa privada, maior eficiência econômica e retenção local da riqueza.

O presidente da OAB/Leopoldina e da ADVCredi/RJ, Frederico Mendes acompanhou o painel e afirmou: “Esse tema veio à tona por conta do trabalho da Comissão Especial de Cooperativismo de Crédito do Conselho Federal (CECC), presidida pelo Rafael, que nos trouxe mais aprofundamento”. A diretora do eixo Bem-estar da Caarj, Marisa Gaudio acompanhou o debate e ao final fez uma avaliação de todo o evento: “É a maior conferência, com estrutura excelente, painéis simultâneos e uma dinâmica e assuntos importantes para a categoria”.

Marcello Oliveira, presidente da Caarj, prestigiou a explanação e declarou: “Estamos em um trabalho conjunto da Caixa de Assistência com a cooperativa e com a OABPrev que vai às subseções identificar as situações de vulnerabilidade e que tipo de serviços podemos oferecer ao advogado, de acordo com nossas possibilidades”. E completou: “Essa união de esforços das entidades que compõem o sistema da Ordem é fundamental para que o advogado tenha as melhores condições de vida e de trabalho”.

O presidente da Caixa, também fez um balanço final da conferência: “Parabenizo os presidentes da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz e do Conselho Federal, Marcus Vinicius. Foi um marco da OAB, a realização do evento, com diversos painéis simultaneamente. Vai ficar para a história”.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]