Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Hormônios: do bem ou do mal?

Destaquehormônios

Os hormônios são substâncias muito importantes para o corpo humano e podem prejudicar a qualidade de vida, quando há falta deles no organismo. E para identificar a carência de hormônios como o da tireoide, a testosterona, a insulina, o estrógeno e o do crescimento, é feito um simples exame de sangue. No caso da melatonina, hormônio regulador do sono, o exame deve ser o de urina. Mas, o teste não está disponível no Sistema Único de Saúde e o “medicamento” ainda é proibido no Brasil.

Há também alguns sinais característicos – pele seca e cabelo quebradiço, lentidão na fala, cansaço e facilidade para engordar – que indicam pouca quantidade do hormônio da tireoide. Para a falta de insulina os sintomas mais comuns são: muita sede e vontade constante de urinar.

As mulheres na menopausa ficam com muito calor e perda de libido, devido ao baixo índice de estrógeno. Os adolescentes podem precisar de testosterona e as crianças do hormônio do crescimento.

Os especialistas alertam para o uso de hormônios sem prescrição médica, já que prejudicam a saúde. O estrógeno pode aumentar o risco da mulher desenvolver câncer de mama e útero. O mesmo vale para a testosterona, que pode deixar a mulher mais musculosa, mas se tomada em excesso, pode ter consequências, como o aumento da quantidade de pelos no corpo.

A utilização do hormônio do crescimento também deve ser recomendada por um médico, para que os pais façam o tratamento do jeito certo e evitem efeitos indesejados, como o crescimento dos nariz e lábios, por exemplo.



NOTICIAS

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

12/04/2017 - Caarj dá início à Campanha de Vacinação de 2017

SAIBA +

06/04/2017 - Campanha Advocacia Solidária

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]