Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Caarj participa de inauguração da Escola de Inclusão Digital da OAB/RJ

destaqueinclusaodigital

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marcello Oliveira, acompanhou a inauguração da Escola de Inclusão Digital Eugênio Haddock Lobo, realizada na sede da OAB/RJ nesta quinta-feira (26). “Há um temor muito grande de que o processo eletrônico exclua parte da advocacia da atividade profissional. A OAB vem lutando incansavelmente para corrigir o açodamento do tribunal e para que o maior número de profissionais da advocacia seja treinado e capacitado para atuar com as ferramentas do processo eletrônico. A Escola de Inclusão Digital vai ser fundamental para atingirmos este objetivo”, explicou Marcello.

Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a Escola é um “símbolo de uma Ordem moderna e dinâmica”, e é necessária para que a adoção do processo eletrônico não seja um obstáculo para o exercício da profissão. “A advocacia é muito heterogênea. Temos desde advogados que contam com um gerente de tecnologia em seus escritórios até aquele que não tem sequer condições de comprar um computador adequado”, afirmou ele, lembrando que em 2007 as salas dos advogados eram dotadas de máquinas de escrever. “Hoje temos 200 espaços adequados para o trabalho dos colegas. Desenvolvemos uma marcenaria própria, que serve de exemplo para outras seccionais do País. É um trabalho de muitos, nada foi dado, e sim conquistado”, acrescentou Santa Cruz. Para ele, o desafio, agora, é garantir a capacitação dos advogados para a utilização do novo Código de Processo Civil. “A advocacia do Rio estará pronta. Hoje temos uma OAB unida e forte”, afirmou.

O espaço inaugurado leva o nome do advogado que presidiu a OAB-RJ entre 1977 e 1979. O presidente da Comissão da Verdade e ex-presidente da seccional, Wadih Damous, lembrou que, à época, era estudante da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Haddock Lobo foi o primeiro advogado trabalhista a presidir a seccional, e já naquele tempo ele alertava para os riscos da flexibilização dos direitos do Trabalho. Ele foi e é até hoje um dos faróis em que nos miramos para exercer a advocacia”, disse Wadih. Filho do homenageado, Augusto Haddock Lobo agradeceu a homenagem. “Meu pai teve uma vida plena, ilibada e sem idolatria. Exerceu uma advocacia de cunho social, voltada para a construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou.

A escola funciona no 8º andar da sede da seccional. São 70 computadores, divididos em espaços para aulas, núcleo de peticionamento eletrônico e outros serviços, além de um telão para transmissão telepresencial das aulas em qualquer horário. O novo espaço recebeu ainda a Central de Peticionamento que até então funcionava no térreo do prédio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja mais fotos AQUI.



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]