Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

TPM: dicas para diminuir os sintomas

dreamstime_15004270

Este mês foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Aproveitando a data, trago algumas dicas para auxiliar na redução de uma velha conhecida das mulheres: a TPM (tensão pré menstrual).

A tensão pré menstrual pode variar de mulher para mulher. Porém, em alguns casos, sintomas tais como dor de cabeça, inchaço, desejo incontrolável de ingerir doces, irritabilidade e instabilidade de humor aparecem de forma bastante intensa. Estes sintomas parecem estar relacionados à diminuição da produção de serotonina no período pré-menstrual. A serotonina é um neurotransmissor capaz de fornecer sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de “saciedade”.

Para minimizar esses efeitos, podemos lançar mão de alguns alimentos na dieta – além, é claro, da prática de atividades físicas regulares. Alguns estudos apontam que mulheres que praticam exercícios têm menos TPM do que aquelas que não praticam.

A pré menstruação já é um período no qual a mulher está mais propensa ao inchaço. Por isso, é bom evitar alimentos ricos em sódio e incluir os diuréticos naturais no seu dia a dia (alface, pepino, aipo, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi, chá de hibisco).

A cafeína pode ajudar a aumentar a irritalibidade, sendo assim evite o consumo de café, chá preto, mate, refrigerantes à base de cola e chocolate.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachussetts, nos EUA, afirma que mulheres que consomem dieta mais rica em cálcio têm menos tensão pré menstrual. O cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Utilize fontes de cálcio nas refeições (leite e seus derivados e vegetais e folhas verde-escuras, como couve e brócolis). Também procure consumir frutas, verduras, alimentos ricos em grãos integrais (pão, arroz, macarrão, biscoitos), e evite excesso de açúcar e gordura.

Autora: Nutricionista Bruna Albuquerque CRN:12100102



NOTICIAS

05/04/2018 - Blitz Saúde CAARJ abraça a advocacia no Mês da Saúde

SAIBA +

21/02/2018 - Campanha ‘Paletó no Verão, Não!’ agora mira no TRT

SAIBA +

20/02/2018 - Após imunizar 4.500 advogados, CAARJ segue com campanha de vacinação contra a Febre Amarela

SAIBA +

26/01/2018 - CAARJ realiza campanha pela dispensa do terno e da gravata durante o verão

SAIBA +

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]