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TPM: dicas para diminuir os sintomas

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Este mês foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Aproveitando a data, trago algumas dicas para auxiliar na redução de uma velha conhecida das mulheres: a TPM (tensão pré menstrual).

A tensão pré menstrual pode variar de mulher para mulher. Porém, em alguns casos, sintomas tais como dor de cabeça, inchaço, desejo incontrolável de ingerir doces, irritabilidade e instabilidade de humor aparecem de forma bastante intensa. Estes sintomas parecem estar relacionados à diminuição da produção de serotonina no período pré-menstrual. A serotonina é um neurotransmissor capaz de fornecer sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de “saciedade”.

Para minimizar esses efeitos, podemos lançar mão de alguns alimentos na dieta – além, é claro, da prática de atividades físicas regulares. Alguns estudos apontam que mulheres que praticam exercícios têm menos TPM do que aquelas que não praticam.

A pré menstruação já é um período no qual a mulher está mais propensa ao inchaço. Por isso, é bom evitar alimentos ricos em sódio e incluir os diuréticos naturais no seu dia a dia (alface, pepino, aipo, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi, chá de hibisco).

A cafeína pode ajudar a aumentar a irritalibidade, sendo assim evite o consumo de café, chá preto, mate, refrigerantes à base de cola e chocolate.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachussetts, nos EUA, afirma que mulheres que consomem dieta mais rica em cálcio têm menos tensão pré menstrual. O cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Utilize fontes de cálcio nas refeições (leite e seus derivados e vegetais e folhas verde-escuras, como couve e brócolis). Também procure consumir frutas, verduras, alimentos ricos em grãos integrais (pão, arroz, macarrão, biscoitos), e evite excesso de açúcar e gordura.

Autora: Nutricionista Bruna Albuquerque CRN:12100102



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