Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Uma Caarj Renovada

destaquebalanco

Presidente da Caixa de Assistência faz balanço da gestão e aponta panorama favorável para os próximos anos

Garantir o cumprimento da verdadeira missão da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro foi o objetivo de Marcello Oliveira ao assumir a presidência da entidade, em 2013. De lá pra cá, o que se viu foi uma Caarj renovada. A entidade despiu-se de vez da imagem de plano de saúde para oferecer assistência universal à classe, com vistas à qualidade de vida dos profissionais inscritos na ordem e suas famílias, inclusive de estagiários. Para Oliveira, ainda há o que ser feito, mas o panorama é favorável. “Na próxima gestão, os diretores da Caixa encontrarão um grupo pronto e motivado para fazer, pela advocacia, mais do que ela espera e imagina da entidade. Os fundamentos para a Caixa que queremos no futuro já foram lançados”, garante.

A marca da atual gestão foi a divisão da estrutura das ações da Caarj em eixos: Social, Vida, Bem-estar e Cultural. Cada um com a sua particularidade, os eixos foram criados com o objetivo de prestar assistência integrada aos advogados. “Nossa missão passou a ser cuidar do advogado do escritório pra fora, em todos os aspectos da sua vida pessoal. Avaliamos que da vida profissional a OAB já cuidava. Precisávamos entender qual a condição financeira do advogado, se tinha problemas de saúde na família, se encontrava opções de lazer, se estava preocupado com a aposentadoria, pois todos estes fatores interferem na sua capacidade de trabalho. Por isso, buscamos criar uma dinâmica nova”, afirma Oliveira.

A atuação dos eixos pode ser vista no endereço www.caarj.org.br. Segundo Oliveira, o objetivo de separar a estrutura em “eixos” foi agrupar os serviços de forma de fácil compreensão. E os resultados não poderiam ser mais significativos: a começar pelo Eixo Vida, que atendeu, desde sua criação, 41.590 pessoas. Além da Prevenção Itinerante, que leva aos fóruns e subseções serviços de aferição de pressão arterial e de taxas de glicose e colesterol, a equipe ainda realiza a Campanha de Vacinação contra a gripe – já foram imunizados mais de 18 mil advogados contra o vírus H1N1, hepatite e outras doenças, desde o início das campanhas, em 2014. O Vida também foi o braço técnico por trás da Campanha “Paletó no Verão, Não”, que atendeu, em dois anos de atuação, 1.741 advogados.

Outra novidade implementada pela atual gestão da Caarj diz respeito diretamente à realização de atividades físicas como prevenção de doenças. O Eixo Bem-Estar, porém, ultrapassou as barreiras das tendas, espalhadas em seis endereços, e chegou a outras atividades, como trilhas ecológicas e caminhadas, além do estímulo à prática de corrida, com a realização de receptivos em corridas de rua e integração com subseções. Este ano, o eixo inovou e realizou a I Cavalgada dos Advogados do Brasil, em Barra do Piraí, e bateu a marca de 2 mil pessoas inscritas no programa Personal On Line, que garante atendimento de personal trainer on line aos interessados. O Eixo Social também ultrapassou as expectativas, com inovações como o Curso para Casais Grávidos, assim como o Cultural: segmento que havia sido pensado para administrar convênios com teatros, garantindo descontos para advogados, ele foi adiante e gerou novos produtos e iniciativas. É o caso do projeto Entreatos Jurídicos, que pretende, através da arte, levar ao advogado ferramentas que possam agregar benefícios em sua vida pessoal e sua prática profissional. “O setor ainda criou e coordena três corais de advogados, em diferentes subseções”, acrescenta o presidente da Caixa.

Além dos eixos, a Caarj ainda recebeu outra responsabilidade, que foi a de organizar e normatizar o setor de convênios da ordem. As ações foram unificadas e hoje o advogado conta com benefícios e descontos em mais de 300 parceiros, todos elencados na página da Caarj na internet. Além de descontos em prestadores de serviços em áreas diversas, a advocacia conta, ainda, com a possibilidade de se filiar ao Sesc e de ter benefícios especiais na Caixa Econômica Federal. “E muitos outros convênios, em todo o estado, garantem que o colega atento para nossas promoções receba sua anuidade de volta em benefícios”, assegura Oliveira.

A interlocução diretamente com a Ordem também foi uma preocupação desta gestão. Por este motivo foram instituídos os delegados da Caarj nas subseções. Para o delegado da Caixa na OAB/Pavuna, Filipe de Oliveira Theodoro, a função é gratificante. “O trabalho dos delegados ajudou a fortalecer ainda mais a advocacia, porque as informações passaram a circular. Este é o nosso papel, fazer com que as atividades da Caarj, que são basicamente benefícios para os advogados, sejam conhecidas. E é muito bom fazer parte deste processo”, aponta Theodoro. Para Oliveira, o trabalho dos delegados já deixou suas marcas. “Nossa rede de delegados tem sido fundamental para disseminar e aprofundar esse conceito dos eixos”, explica o presidente, apontando mudanças que já podem ser vistas em subseções em todo o estado. “A subseção de Nova Friburgo criou um espaço Caarj de confraternização, no último andar de sua sede. A de Maricá instalou um clube social, o mesmo quer fazer a de Campos. Algumas subseções já fizeram contato com o Sesc, para promover atividades nos clubes espalhados pelo estado. São iniciativas geradas a partir deste conceito inicial de que advogados precisam de espaços novos de socialização. O fórum não pode ser o único local de encontro dos colegas”, frisa.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

01/04/2017 - Mês da Saúde Caarj movimenta o mês de abril

SAIBA +

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]