Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Saúde ocular: é importante prevenir

destaque saude ocular

Dados divulgados pelo IBGE neste mês de agosto, na Pesquisa Nacional de Saúde 2013, mostram que das deficiências, a visual é a mais comum entre a população, atingindo aproximadamente 7,2 milhões de pessoas. O maior grupo de incidência é o de pessoas com 60 anos ou mais (11,5%). Cuidar da saúde ocular é simples e pode evitar doenças, como a catarata e lesões de córnea, e o Eixo Vida da Caarj aproveita para listar dicas que podem ajudar na prevenção.

Recomenda-se manter consultas periódicas com o oftalmologista. O primeiro exame deve ser feito logo no berçário, para verificar deficiências visuais no bebê. Na adolescênica, os jovens costumam apresentar sinais de cansaço visual e dor de cabeça, e é comum, nesta época, o aparecimento de alterações refrativas, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.

Assim como a pele, a saúde dos olhos também pode ser afetada pelo sol. O uso de óculos de sol é imprescindível não apenas para os dias ensolarados, mas também nos dias nublados, já que neles também há incidência de raios ultravioletas. Atenção redobrada para quem pratica atividade física ao ar livre, pois a radiação direta contra os olhos pode causar danos à córnea, ao cristalino, à retina e às pálpebras.

Já as mulheres devem ter cuidado, ainda, com o uso de maquiagem. Recomenda-se usar marcas reguladas pelos órgãos de saúde do Brasil, como a Anvisa. Produtos não regulamentados e com datas de uso vencidas podem causar dermatites e conjuntivites tóxicas. Outro fator de risco para a saúde dos olhos é o cigarro. As substâncias presentes na fumaça do cigarro, quando inaladas, podem alterar o metabolismo das estruturas oculares, fazendo com que o processo de envelhecimento se acelere.

Além da prevenção, é importante ter em mente que qualquer alteração nos olhos deve ser analisada por um oftalmologista, evitando a automedicação. Usar colírios ou lubrificantes ao sinal de irritações ou ressecamentos, sem a devida orientação médica, pode agravar o caso e trazer problemas mais sérios. Na dúvida, busque sempre um especialista.



NOTICIAS

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

12/04/2017 - Caarj dá início à Campanha de Vacinação de 2017

SAIBA +

06/04/2017 - Campanha Advocacia Solidária

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]