Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Portadores de deficiência também devem praticar exercícios

destaque luta pessoa deficiencia

Segundo o IBGE, 15,4% das pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência – o que equivale a aproximadamente 25 milhões de pessoas. E neste dia 21 de setembro o país celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD). O Eixo Vida da Caarj comemora os direitos deste público e lembra que a prática da atividade física é importante para a qualidade de vida do PCD.

O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora aspectos como força, agilidade e coordenação motora. Mas os benefícios vão além do aspecto físico: no aspecto social e emocional, a prática esportiva proporciona oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de trazer mais independência no dia a dia de PCDs, o que também traz ganhos de autoestima e autoconfiança.

É importante ressaltar, porém, que toda prática esportiva deve contar com acompanhamento médico – regra que vale não só para as pessoas com deficiência. É preciso principalmente verificar quaisquer possibilidades de comprometimentos cardíacos, respiratórios ou circulatórios, antes de praticar exercícios. Acompanhe, abaixo, os esportes mais comuns, por tipos de deficiência.

Pessoas com deficiência visual: atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.

Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação e muitos outros.

Pessoas com deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquete em cadeiras de rodas, bocha, ciclismo, escrima em cadeiras de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.



NOTICIAS

05/04/2018 - Blitz Saúde CAARJ abraça a advocacia no Mês da Saúde

SAIBA +

21/02/2018 - Campanha ‘Paletó no Verão, Não!’ agora mira no TRT

SAIBA +

20/02/2018 - Após imunizar 4.500 advogados, CAARJ segue com campanha de vacinação contra a Febre Amarela

SAIBA +

26/01/2018 - CAARJ realiza campanha pela dispensa do terno e da gravata durante o verão

SAIBA +

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]