Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Caarj abraça o Outubro Rosa

MEME_atrizes

Conscientizar a advocacia, categoria que no Rio de Janeiro está se tornando cada vez mais feminina, sobre os riscos do câncer de mama e a importância da prevenção é o objetivo da Caarj, ao mais uma vez abraçar a campanha internacional do Outubro Rosa. Este ano, a Caixa dos Advogados está indo até as subseções do estado, para promover rodas de conversa e levar informações, como a exposição virtual planejada pelo Instituto Nacional do Câncer. Com um diferencial: a Caarj quer mostrar que a prática de exercícios físicos auxilia e muito na prevenção e no combate à doença.

Além dos eventos, uma campanha publicitária envolvendo as atrizes Mariana Ximenes, Cissa Guimarães e Suzana Pires também está em andamento. “A iniciativa justificou-se pela verificação de que a profissão está sendo, cada vez mais, ocupada por mulheres. Era preciso falar para elas, alertar para este problema”, explica o presidente da Caarj, Marcello Oliveira. De fato, dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil mostram que, no estado do Rio, somente na faixa etária de 60 anos ou mais, a quantidade de homens supera a de mulheres – em todas as demais, as mulheres são maioria. A perspectiva é de que, em três anos, o quantitativo total de mulheres supere o de homens no estado. Entre os menores de 25 anos, são 2.445 mulheres contra 1.455 homens; de 26 a 40 anos são 27.788 mulheres, contra 20.518 homens. Entre 40 e 60 anos, a diferença diminui, mas a hegemonia feminina se mantém: 21.391 mulheres e 20.795 homens. Acima dos 60, são 13.130 mulheres advogadas, para 25.364 homens. “O câncer de mama é um problema real e precisa estar diuturnamente nas nossas mentes, e a Caixa não podia ficar de fora deste movimento, que é mundial”, afirma a vice-presidente da Caarj, Naide Marinho.

A Caarj levará a sedes das subseções e a escritórios de Direito serviços como massoterapia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição da glicemia e orientações sobre saúde e prevenção, aliada à prática de exercícios. Além disso, serão distribuídas mil camisetas, com a divulgação da campanha, e todos que receberem as camisas poderão postar suas fotos no Facebook com a hashtag #outubrorosacaarj. O Outubro Rosa, simbolizado por um laço cor de rosa, surgiu em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova Iorque.

O Outubro Rosa para conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce chegou a outras cidades americanas em 1997, e em 2002 chegou ao Brasil. O movimento se tornou popular em todo o mundo e, durante todo o mês, diversos monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, pontos turísticos e empresas são iluminadas com a cor rosa, para chamar a atenção para a prevenção da doença.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

05/10/2017 - Mais de 1.500 corredores vão participar da Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

02/10/2017 - Campanha Outubro Rosa da Caarj apresenta direitos de pacientes com câncer

SAIBA +

12/09/2017 - Pesquisa da Caarj mapeia saúde do advogado

SAIBA +

29/08/2017 - Meia Maratona: parceria garante descontos em hospedagem para participantes

SAIBA +

22/08/2017 - União, cuidados com a saúde e integração marcam eventos do final de semana

SAIBA +

15/08/2017 - Diretoria da Caarj comparece a eventos pelo Mês do Advogado

SAIBA +

14/08/2017 - Sindicato dos Advogados empossa nova diretoria

SAIBA +

08/08/2017 - Comemorações marcam o primeiro final de semana do Mês do Advogado

SAIBA +

01/08/2017 - Caapi seleciona atletas para a Meia Maratona do Rio de Janeiro

SAIBA +

31/07/2017 - Caarj recepciona advogados na Flip

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]