Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Poesia, tradução e Direito convivendo em harmonia

A advogada, poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta

A advogada, poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta


Direito e poesia têm a ver? A advogada, poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta acha que sim, e ela afirma que esta não é uma mistura tão incomum. “Há grandes poetas que são civilistas, há poetas até entre os tributaristas. E a poesia está presente em tudo que fazem. A poesia está em toda arte e em qualquer ofício, pois é o amor e a dedicação ao trabalho que faz com que surjam os poemas”, aponta ela, autora de 20 livros do gênero.

Segundo ela, a poesia surgiu na sua vida por influência da mãe, que lia poemas quando ela era criança. “A poesia está presente em todos os dias da minha vida”, afirma. Em março de 1980, ela lançou seu primeiro livro, no Diretório Acadêmico João Mendes Júnior, na Universidade Mackenzie. “De lá para cá, Direito e Literatura sempre se justapuseram, às vezes, um superando o outro, mas a Poesia nunca me abandonou”, explica ela, acrescentando: “Uma vez respondi que enquanto estou digitando uma petição, me ocorre um poema no meio da frase, então, eu paro para anotá-lo e depois volto para a petição”.

Thereza, que hoje dedica-se exclusivamente ao ofício de editora e tradutora, lembra que, por vezes, “o Direito falou dentro do poema”, como na obra “Arco Incompleto”, escrita após uma aula de Direito Penal. “Ele começa com os seguintes versos: ‘As asas estão prontas. Temos sempre justificativa para cometer um crime’”. Eu não deixaria de ter estudado Direito, como o exerci por 20 anos, antes de me tornar editora, mas nunca deixaria a poesia, que me acompanhou a vida inteira”, frisa. A tradutora mantém, em seu blog (http://therezachristinamotta.blogspot.com), poemas de Lord Byron, Oscar Wilde e Sylvia Plath, entre outros autores. Como tradutora, atuou em obras como os Sonetos de Shakespeare (“154 Sonetos”) e romances como “Marley & Eu” e “A sereia e o monge”.


Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

06/04/2018 - Feira do Rio Antigo: uma boa pedida para o final de semana

SAIBA +

05/04/2018 - “Um Lugar Silencioso” está em cartaz no Cine Odeon com 50% de desconto para os advogados

SAIBA +

23/03/2018 - Cineclube CAARJ entra na grade de programação do Cine Odeon

SAIBA +

23/03/2018 - Mostra ‘Faces da Justiça’ chega à OAB/Pavuna

SAIBA +

21/03/2018 - Advocacia agora tem 50% de desconto na Sala Baden Powell

SAIBA +

16/03/2018 - Confira as estreias no Cine Odeon com 50% de desconto

SAIBA +

09/03/2018 - Aproveite o final de semana para ir ao Cine Odeon

SAIBA +

07/03/2018 - Cine Clube – Direito em Movimento inicia em Volta Redonda série especial para celebrar a mulher

SAIBA +

01/03/2018 - Com cinema, a CAARJ debate a violência contra a mulher em todo o RJ

SAIBA +

01/03/2018 - Indicações ao Oscar e grandes atrações no Odeon com 50% de desconto para a advocacia

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Caarj lança Censo Cultural da Advocacia

A Caarj quer conhecer os talentos artísticos dos advogados do estado do Rio de Janeiro, e por isso está lançando o Censo Cultural da Advocacia. O objetivo deste levantamento é mapear os talentos escondidos, nas mais variadas formas de expressões artísticas, possibilitando montar um banco de dados que irá nortear a construção de projetos e […]

SAIBA +


Regulamento das Promoções

A Caarj Cultural promove sorteios de convites para espetáculos teatrais e diversas atividades artísticas e de lazer para advogados e estagiários de Direito. As ações acontecem, de domingo a quinta-feira, na página oficial do Facebook da Caixa de Assistência (www.facebook.com/caarj).

SAIBA +