Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Saiba mais sobre o movimento Novembro Azul

novembro interna

Depois do Outubro Rosa e a conscientização quanto aos riscos do câncer de mama, é a vez do Novembro Azul e de mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é realizado todo dia 17 de novembro.

No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1.400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%. Quanto mais tempo o homem levar para procurar o médico, maior pode ser o índice de ter a doença: com isso, a prevenção, feita no tempo certo, ajuda no caso de a doença ser diagnosticada a ter a cura total de forma rápida e segura.



NOTICIAS

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

12/04/2017 - Caarj dá início à Campanha de Vacinação de 2017

SAIBA +

06/04/2017 - Campanha Advocacia Solidária

SAIBA +

04/04/2017 - Eixo Vida da Caarj atende mais de 2400 pessoas no Mês da Mulher Caarj

SAIBA +

28/03/2017 - Advocacia Solidária promove mutirão de doação de sangue em fóruns do Rio

SAIBA +

17/01/2017 - Quiropraxia alivia sintomas da Chikungunya

SAIBA +

19/12/2016 - Doenças de pele no verão

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]