Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Diabetes: doença também é lembrada em novembro

destaque diabetes

O mês de novembro não é lembrado pela cor azul somente por conta da prevenção ao câncer de próstata: a data de 14 de novembro é conhecida como o Dia Mundial do Diabetes, doença cuja campanha de prevenção e cuidado leva a mesma cor. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. A insulina promove a redução da glicemia, ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Em seu tratamento, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dl. A partir de 100mg/dl em jejum ou 140mg/dl duas horas após as refeições considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dl, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de complicações de curto e longo prazo. A hipoglicemia pode causar sintomas indesejáveis como confusão mental, comportamento anormal, dificuldades de realizar simples tarefas rotineiras, e, em alguns casos menos comuns, convulsões, perda de consciência e até mesmo o coma. Tais sintomas podem alertar para o caso de diabetes: em caso de suspeita, o ideal é que se procure um médico imediatamente.



NOTICIAS

25/01/2018 - CAARJ med10 aplica 237 doses da vacina da Febre Amarela em apenas um dia

SAIBA +

07/12/2017 - Dezembro Vermelho alerta para a epidemia de HIV no país

SAIBA +

29/11/2017 - Atentar aos sinais do corpo pode ajudar no combate a doenças

SAIBA +

06/11/2017 - Novembro Azul da Caarj mira na saúde masculina

SAIBA +

01/11/2017 - Advocacia Solidária mobiliza a população de Nova Iguaçu

SAIBA +

21/09/2017 - Vida no Escritório promove sessões de relaxamento para os advogados

SAIBA +

20/09/2017 - Projeto Advocacia Solidária chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

18/09/2017 - A importância da vitamina D para o nosso organismo

SAIBA +

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]