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Nutrição e atividade física: conheça dicas para ter sucesso

foto consultório

A alimentação equilibrada associada à prática de exercício físico é essencial para a obtenção de bons resultados, independentemente da meta a ser alcançada.  Mas vale ressaltar a importância do profissional educador físico que prescreve a atividade física de acordo com o desejo do praticante/atleta, e da nutricionista que atrela um bom planejamento alimentar de acordo com o treino. É o que garante a nutricionista funcional e ortomolecular Rosana Rozencwaig Dantas, que é parceira da Caarj. Advogados têm 20% de desconto na consulta (contato pelo telefone 98645-2012).

Segundo Rosana, o plano alimentar personalizado elaborado por um nutricionista  funcional é feito com base no hábito alimentar, idade, sexo e histórico familiar do paciente, além do tipo de atividade física e tempo de duração da mesma. A presença de patologias (doenças como diabetes, hipertensão, alergias, fadiga crônica, baixa imunidade, TPM, e ou sintomas como  dor de cabeça, prisão de ventre, dores gástricas, ansiedade e compulsão alimentar), rastreamento metabólico, exames laboratoriais, utilização de medicamentos etc também devem ser descritos pelo praticante para avaliação nutricional e a individualidade bioquímica. “Ou seja, cada ser é único, com necessidades únicas. Estes irão guiar o profissional a compor uma dieta equilibrada e adequada para o fim determinado”, frisa a nutricionista. Conheça abaixo as dicas da nutricionista para um bom resultado nos treinos.

Antes do treino: manter os níveis de glicogênio muscular e hepático adequados para os músculos poderem utilizá-la como fonte energia e minimizar a proteólise (consumo de proteína como fonte de energia, ou seja, perda de massa muscular e não gordura corporal). Portanto, é importante alimentar-se adequadamente antes da atividade, composta por carboidratos e proteína, vitaminas e minerais. Lembre-se, nunca fique em jejum, pois este atrapalha no rendimento durante o exercício.

Durante o treino: beber bastante liquido, de preferência água. Se for muito intenso, acima de 1 hora e meia de exercício, precisa repor eletrólitos, como potássio,sódio e etc (prescrito pela nutricionista funcional).

Pós treino: aumentar os estoques de glicogênio muscular, aumentar síntese proteica. A recuperação muscular depende desta conduta, pois a recuperação pós-treino depende de composto nutricionais. Se a alimentação não for adequada neste estágio, há maior chance de fadiga e cansaço muscular e pode levar a perda de rendimento nos próximos dias de treino.

Importante – as quantificações, tipos alimentos ou suplementação e período empregado devem ser orientados por um profissional nutricionista.



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