Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Advogado tem meia entrada na Ilha Fiscal

Seja na travessia pela Ponte Rio-Niterói, ao aterrissar no Aeroporto Santos Dummont ou cruzando a Baía de Guanabara pela água, é inevitável não reparar na estrutura imponente que foi palco de importantíssimos fatos históricos, como a Revolta da Armada e o Último Baile do Império. A Ilha Fiscal, inaugurada há mais de 127 anos e pertencente ao Complexo Cultural do Serviço de Documentações da Marinha (DPHDM), sela parceria com a Caarj e oferece 50% de desconto aos advogados nos meses de junho e julho.

Para realizar a visita, é necessário adquirir os ingressos no Museu Naval, localizado na Praça XV, onde será direcionado para uma escuna, que fará um trajeto durante 15 minutos pela Baía de Guanabara até ancorar na Ilha. No passeio, é possível observar o estilo neogótico em suas obras, que impressiona pelo trabalho artesanal feito por escravos entre os anos de 1882 e 1889. O famoso castelo posicionado estrategicamente em frente ao cais da Praça XV, é marcado por detalhes encantadores como o Brasão esculpido por um escravo, acima da porta de entrada e os vitrais trazidos da Inglaterra que estampam desenhos de Dom Pedro II e da Princesa Isabel. Além deles, o visitante poderá apreciar o segundo andar conservado conforme 1889, onde encontra-se o ambiente mais apreciado por Dom Pedro II, a sacada com vista para a Baía de Guanabara.  Também terá acesso à Galeota Imperial, um belíssimo barco esculpido em madeira nobre e folheado a ouro, que foi um presente para Dom João VI, feito na Bahia e ao submarino, aberto para o visitante percorrer todo seu comprimento.

A visita pública da Ilha Fiscal funciona de quinta a domingo nos horários de 12h30, 14h e 15h30. O advogado tem direito a um par de ingressos no valor de R$12 (meia entrada) e estes devem ser retirados na Rua Dom Manuel, 15. Para obter o benefício, será necessário apresentar a carteira da OAB na bilheteria.

Maiores informações consulte o site www.dphdm.mar.mil.br.



NOTÍCIAS

27/11/2017 - OAB/Santa Cruz recebe o projeto CineClube Direito em Movimento e plateia relata episódios de violência contra a mulher

SAIBA +

24/11/2017 - CAARJ sedia lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros

SAIBA +

10/11/2017 - Advogados prestigiam a 1º edição do Samba da Advocacia

SAIBA +

07/11/2017 - OAB/Araruama recebe a exposição “Faces da Justiça”

SAIBA +

06/11/2017 - Cineclube Direito em Movimento realiza sessões itinerantes

SAIBA +

27/10/2017 - Confira a programação do Cine Odeon

SAIBA +

19/10/2017 - Coral de Advogados de Belford Roxo completa um ano

SAIBA +

17/10/2017 - Caarj realiza Cineclube Itinerante em três subseções

SAIBA +

13/10/2017 - Game Designer é um dos primeiros inscritos no Censo Cultural

SAIBA +

05/10/2017 - Festival do Rio estreia na programação do Odeon

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Caarj lança Censo Cultural da Advocacia

A Caarj quer conhecer os talentos artísticos dos advogados do estado do Rio de Janeiro, e por isso está lançando o Censo Cultural da Advocacia. O objetivo deste levantamento é mapear os talentos escondidos, nas mais variadas formas de expressões artísticas, possibilitando montar um banco de dados que irá nortear a construção de projetos e […]

SAIBA +


Regulamento das Promoções

A Caarj Cultural promove sorteios de convites para espetáculos teatrais e diversas atividades artísticas e de lazer para advogados e estagiários de Direito. As ações acontecem, de domingo a quinta-feira, na página oficial do Facebook da Caixa de Assistência (www.facebook.com/caarj).

SAIBA +