Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Asma: conheça os sintomas e fatores de risco

sintomas-asma

Falta de ar, sensação de peito pesado, chiado no peito e tosse. Os sintomas citados marcam o cotidiano de pessoas que sofrem de asma, doença comum das vias aéreas ou brônquios. A doença, que não tem cura, pode se agravar durante o inverno, e o Eixo Vida da Caarj esclarece sobre este mal, seus fatores de agravamento e aponta para sinais de alerta que devem levar o paciente a procurar um médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem pelo menos 20 milhões de asmáticos no país, e a doença é responsável por cerca de 350 mil internações pelo Sistema Único de Saúde todos os anos.  O número, apesar de expressivo, já foi maior: nos últimos dez anos, o índice de internações pela doença caiu 49%. O desempenho é resultado da melhor compreensão da doença por parte dos seus portadores e da distribuição de medicamentos para os asmáticos graves.

A asma é uma doença cuja causa exata ainda não é conhecida, mas que acredita-se ser causada por um conjunto de fatores, tais como o histórico familiar de alergias respiratórias e fatores ambientais. Entre os fatores de risco para a piora da doença estão aspectos como a presença de ácaros e fungos (que surgem em locais com acúmulo de poeira, umidade e sem ventilação), pólens, pelos de animais e fezes de baratas. Infecções virais, entre elas a do vírus da gripe e do resfriado comum, também estão entre os fatores de agravamento da asma, assim como a fumaça de cigarro, a poluição ambiental e a exposição ao frio.

Somente um médico pode fazer o diagnóstico correto da asma, através de anamnese clínica e exames complementares, tais como prova de função respiratória ou espirometria, exame que avalia a quantidade do ar soprado pelo paciente em números. Apesar de não ter cura, a asma é uma doença que pode ser controlada através de medicamentos, garantindo ao paciente uma qualidade de vida igual a de qualquer pessoa saudável. Pacientes com asma que quiserem praticar atividade física devem consultar seu médico antes de começar os exercícios.



NOTICIAS

20/09/2017 - Projeto Advocacia Solidária chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

18/09/2017 - A importância da vitamina D para o nosso organismo

SAIBA +

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]