Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Cineclube Direito em Movimento exibe o filme Menino 23

slider_cineclube_o_menino_23

Evento contará com debate onde serão abordados temas como racismo e trabalho escravo

O Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro irá abrir as portas no próximo dia 29, às 18h30, para a realização de mais uma edição do Cineclube Direito em Movimento. Será exibido o longa metragem Menino 23, dirigido por Belisário Franca, que aborda temáticas como racismo, trabalho escravo e apologia ao nazismo. O cineclube é o resultado de uma parceria entre a Caarj, através do Eixo Cultural; a Defensoria Pública, a Fundação Escola da Defensoria, a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

O filme fala sobre a descoberta, por parte do historiador Sydney Aguilar, de uma fazenda, em São Paulo, onde meninos eram mantidos em regime escravo por empresários simpatizantes do pensamento eugenista (integralistas e nazistas). No filme, sobreviventes do local falam sobre a experiência e mostram como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” marcaram nossa sociedade, deixando sequelas até os dias de hoje.

Antes da exibição do filme será realizado um debate, que contará com a participação da roteirista do filme, Bianca Lenti. Também participarão o procurador do Ministério do Trabalho Wilson Prudente, o conselheiro e representante da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB/RJ, Vinícius Neves Bomfim, o defensor público Francisco Messias e o membro da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB Fernando Drummond. O encontro será mediado pela jornalista Luciana Barreto. O evento conta com o apoio de entidades como a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb OAB/RJ), da Comissão da Justiça do Trabalho (CJT OAB/RJ), do coletivo Justiça Negra Luiz Gama e da UniRio. A entrada é franca.



NOTÍCIAS

27/11/2017 - OAB/Santa Cruz recebe o projeto CineClube Direito em Movimento e plateia relata episódios de violência contra a mulher

SAIBA +

24/11/2017 - CAARJ sedia lançamento da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros

SAIBA +

10/11/2017 - Advogados prestigiam a 1º edição do Samba da Advocacia

SAIBA +

07/11/2017 - OAB/Araruama recebe a exposição “Faces da Justiça”

SAIBA +

06/11/2017 - Cineclube Direito em Movimento realiza sessões itinerantes

SAIBA +

27/10/2017 - Confira a programação do Cine Odeon

SAIBA +

19/10/2017 - Coral de Advogados de Belford Roxo completa um ano

SAIBA +

17/10/2017 - Caarj realiza Cineclube Itinerante em três subseções

SAIBA +

13/10/2017 - Game Designer é um dos primeiros inscritos no Censo Cultural

SAIBA +

05/10/2017 - Festival do Rio estreia na programação do Odeon

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Caarj lança Censo Cultural da Advocacia

A Caarj quer conhecer os talentos artísticos dos advogados do estado do Rio de Janeiro, e por isso está lançando o Censo Cultural da Advocacia. O objetivo deste levantamento é mapear os talentos escondidos, nas mais variadas formas de expressões artísticas, possibilitando montar um banco de dados que irá nortear a construção de projetos e […]

SAIBA +


Regulamento das Promoções

A Caarj Cultural promove sorteios de convites para espetáculos teatrais e diversas atividades artísticas e de lazer para advogados e estagiários de Direito. As ações acontecem, de domingo a quinta-feira, na página oficial do Facebook da Caixa de Assistência (www.facebook.com/caarj).

SAIBA +