Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Atenção ao ritmo do coração!

meme_coracao

Um ritmo importante que traz impacto na vida de cada um: o do coração. O dia 12 de novembro é o Dia Nacional de Prevenção às Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, e neste Novembro Azul Mês da Saúde, o Caarj Vida alerta para os riscos dos descompassos do ritmo deste órgão tão importante para o corpo humano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, estas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Podem ser de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando são muito lentas e o descompasso, que é quando o coração pulsa com irregularidade, sendo sua pior consequência a Morte Súbita Cardíaca (MSC). Quando não diagnosticadas e tratadas corretamente, as arritmias cardíacas podem levar à parada cardíaca, doenças no coração e à morte.

Nem todas as arritmias são malignas. Algumas podem causar falta de ar, dor  no peito ou desmaios. São comuns em quem já apresenta problemas de coração, como pessoas que já passaram por infartos, cirurgias prévias ou insuficiência cardíaca. Algumas arritmias podem causar ainda dor no peito, fraqueza ou confusão mental.

Qualquer pessoa pode sofrer com as arritmias, mas o fator de alerta é a herança familiar: pessoas com parentes com histórico familiar de doenças cardíacas são mais suscetíveis a este problema. A hipertensão, a chamada “pressão alta”, também é fator de risco. Para preveni-las, é preciso manter hábitos saudáveis, através de uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas e verduras. É preciso não abusar no consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, não fumar e, uma vez ao ano, consultar um cardiologista para exames preventivos.



NOTICIAS

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

12/04/2017 - Caarj dá início à Campanha de Vacinação de 2017

SAIBA +

06/04/2017 - Campanha Advocacia Solidária

SAIBA +

04/04/2017 - Eixo Vida da Caarj atende mais de 2400 pessoas no Mês da Mulher Caarj

SAIBA +

28/03/2017 - Advocacia Solidária promove mutirão de doação de sangue em fóruns do Rio

SAIBA +

17/01/2017 - Quiropraxia alivia sintomas da Chikungunya

SAIBA +

19/12/2016 - Doenças de pele no verão

SAIBA +

16/12/2016 - Dezembro Laranja – Uma conscientização sobre o Câncer de Pele

SAIBA +

16/12/2016 - Fique atento às intoxicações alimentares

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]