Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Diabetes: uma doença silenciosa

diabetes-1-540x280

No ano passado, ao fazer exames de rotina, a secretária-geral da Caarj, Naide Marinho, foi alertada por seu médico de que havia uma alteração nas suas taxas de glicose, que poderia indicar o risco do desenvolvimento de uma doença séria e silenciosa: o diabetes. “Foi uma variação relativamente pequena, mas o suficiente para fazer com que eu mudasse a minha alimentação e intensificasse a prática de atividades físicas. Hoje mantenho o monitoramento e minhas taxas retornaram a um padrão de normalidade”, explica Naide. Neste 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, a campanha Novembro Azul Mês da Saúde Caarj fala um pouco mais sobre este mal, que atinge mais de 14 milhões de pessoas no Brasil.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, metade desta população afetada não sabe que têm o problema. Isto porque a maioria dos portadores de diabetes é do tipo 2, pouco sintomática, podendo passar despercebida. Por isso é importante manter um acompanhamento regular com um médico, como fez Naide Marinho, para conseguir prevenir a evolução da doença. “Esta é uma doença silenciosa e mutiladora, leva à perda de membros, pode levar à cegueira. É preciso levar seus sintomas a sério e se prevenir”, alerta.

Alguns fatores de risco indicam para uma maior possibilidade de se ter o diabetes: casos em parentes próximos, idade maior do que 45 anos, excesso de peso ou obesidade, pressão alta, colesterol elevado e mulheres com antecedentes de filhos nascidos com mais de 4 quilos. Quando presentes, seus sintomas mais comuns são perda de peso, urinar excessivamente, sede excessiva, aumento do apetite, cansaço, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes, como infecções de pele. O diagnóstico precisa ser feito por um médico, a partir da avaliação das taxas de glicose no sangue.

Manter hábitos saudáveis de alimentação e a prática de atividades físicas é fundamental para evitar o agravamento de um quadro pré-diabético. Também é recomendado manter acompanhamento médico, para que exames regulares monitorem os índices glicêmicos no sangue.



NOTICIAS

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

12/04/2017 - Caarj dá início à Campanha de Vacinação de 2017

SAIBA +

06/04/2017 - Campanha Advocacia Solidária

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]