Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INDEX | NOTÍCIAS

Conheça mais sobre o câncer de próstata

shutterstock_370187516_web

Exames periódicos, boa alimentação e qualidade de vida. Estes passos são essenciais para evitar uma doença que age de forma silenciosa e, muitas vezes, sem sintomas claros: o câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. O Caarj Vida, neste Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado dia 17 de novembro, alerta para os riscos da doença e deixa claro: é possível prevenir.

A próstata é uma glândula que só homens possuem, e fica localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, que envolve a porção inicial da uretra e que produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozóides e que é liberado durante o ato sexual. Em muitos casos, o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial, mas na fase mais avançada da doença pode se manifestar através de sinais como dificuldade em urinar, dor ou ardência ao urinar, urina escura, dor ao ejacular e sêmen escurecido, entre outros.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a idade é um fator de risco para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente a partir dos 50 anos. Entre outros fatores de risco estão ainda ter pai ou irmão que tenham tido a doença antes dos 60 anos – isso pode aumentar as chances de seguir o mesmo caminho em até dez vezes, se comparado à população em geral.

Quanto mais precoce é o diagnóstico, melhores os resultados do tratamento. Para isso, é indicado que homens com mais de 50 anos façam, ao menos uma vez ao ano, o exame de toque retal e o exame de sangue de PSA, que é um exame que verifica os índices de uma substância chamada Antígeno Prostático Específico no sangue. Portanto, manter um acompanhamento médico regular é fundamental. Também é importante manter uma alimentação mais rica em frutas, legumes e verduras, evitar gorduras e manter a prática de pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, além de não fumar e diminuir o consumo de álcool.



NOTÍCIAS

25/09/2017 - Caarj lança Censo Cultural da Advocacia

SAIBA +

28/11/2013 - Proteger para incluir

SAIBA +

07/11/2013 - Conheça as unidades do Sesc no Rio de Janeiro e saiba como ser conveniado

SAIBA +

14/10/2013 - Regulamento das Promoções

SAIBA +