Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

BEM-ESTAR | NOTÍCIAS

Prevenção a doenças passa por alimentação e fim do sedentarismo

shutterstock_436482823_mail

Um estilo de vida ativo e com alimentação saudável. Para pesquisadores da área de saúde, esta equação é a chave para a prevenção de diversas doenças e para a garantia da qualidade de vida. E os números endossam esta afirmativa: pesquisa desenvolvida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro mostra que, desde 1981, milhares de mortes poderiam ter sido evitadas no mundo com a prática de exercícios físicos regulares e o abandono de excessos relacionados ao tabaco, ao álcool e alimentos inadequados.

A pesquisadora Gulnar Azevedo chamou a atenção particularmente para doenças como o câncer. Em apresentação feita no último Fórum de Monitoramento do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), realizado pelo Ministério da Saúde, ela alertou que apesar de haver diferenças entre países, cerca de 40% a 50% dos óbitos em decorrência desta doença não são atribuídos a fatores genéticos, e sim ao meio ambiente, ao estilo de vida adotado e a infecções. “Apesar de vários tipos de câncer terem apresentado pequenas quedas, alguns não vão cair tão rápido, porque são dependentes do estilo de vida ocidentalizado, da industrialização. Estas questões estão fazendo uma modificação demográfica da população, com a incorporação de hábitos completamente equivocados no campo da prevenção do câncer”, apontou.

Medidas aparentemente simples podem ter grande impacto na sobrevida e na saúde da população. Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão manter-se fisicamente ativo como parte da rotina diária, evitar bebidas açucaradas, limitar o consumo de sal, evitar carnes processadas e ter como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação, e não de suplementos.

O Eixo Bem-Estar da Caarj, preocupado em apresentar ao advogado a oportunidade da prática da atividade física regular e monitorada, oferece programas que buscam diminuir o sedentarismo entre a classe. Além das Tendas Bem-Estar, localizadas na capital, em Niterói, Resende e Barra Mansa, o Eixo disponibiliza o programa Personal On-line, que garante ao advogado planilhas de treino individualizadas, de acordo com a análise individual dos atletas.



NOTÍCIAS

15/08/2017 - Treinão prepara advogados para Meia Maratona

SAIBA +

24/07/2017 - Campos dos Goytacazes recebe décima Tenda Bem-Estar

SAIBA +

21/07/2017 - Advogada do Performance participa de corrida no Deserto do Atacama

SAIBA +

17/07/2017 - Yoga: ferramenta de combate ao estresse e melhoria da qualidade de vida

SAIBA +

03/07/2017 - Conheça os benefícios de se exercitar no inverno

SAIBA +

27/06/2017 - Caarj marca presença em evento pelo Dia Internacional do Yoga

SAIBA +

20/06/2017 - Caarj participa da Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro

SAIBA +

19/06/2017 - Copa Caarj de Jiu Jitsu é sucesso entre advogados

SAIBA +

14/06/2017 - Caarj participa de celebração do Dia Internacional do Yoga

SAIBA +

14/06/2017 - Caarj realiza seminário de Jiu-Jitsu na Barra

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Subseções promovem jogos esportivos para advogados e estagiários de Direito

Quer fugir do sedentarismo? Afinadas com a ideologia do Eixo Bem-estar, algumas subseções já têm agenda para a prática desportiva, como futebol e vôlei.

SAIBA +


Inauguração Tendas Bem-Estar – O Vídeo

Clique e assista o vídeo      

SAIBA +