Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INDEX | NOTÍCIAS

Fique atento às intoxicações alimentares

meme_dica-07

Nas férias é comum que as pessoas se alimentem na praia, no clube ou em outros locais que muitas vezes não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos. Este hábito pode levar a infecções gastrointestinais, que podem ter origem viral ou bacteriana. As altas temperaturas do verão dificultam a conservação adequada de alguns alimentos e contribuem para a proliferação destes micro-organismos.

As refeições em restaurantes self-service, que são comuns nestes períodos; os salgadinhos na praia, os peixes e outros petiscos que na maioria das vezes ficam expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar. É importante verificar quesitos como consistência, aroma e odor dos alimentos, além da utilização de luvas e toucas nos estabelecimentos gastronômicos: estes cuidados ajudam na prevenção da intoxicação.  

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver sintomas que variam de acordo com o microrganismo causador do distúrbio. Um alimento contaminado pela Salmonela, por exemplo, que é um microrganismo que atinge as carnes, pode causar diarreia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaleias e até mesmo desidratação grave, causando um mal-estar generalizado.  Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos são suficientes para compensar a perda de líquidos provocada pela diarreia ou pelos vômitos. Nos casos mais graves, porém, é necessário procurar um médico para o tratamento específico contra o agente causador da intoxicação.

Em geral, os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Para evitar estes problemas, é recomendável consumir alimentos como vegetais, carnes e peixes crus apenas em lugares confiáveis, em que se saiba como as comidas são preparadas. Evitar comidas de ambulantes e alimentos contendo ovo ou peixe sem procedência conhecida também é importante.



NOTÍCIAS

28/11/2013 - Proteger para incluir

SAIBA +

07/11/2013 - Conheça as unidades do Sesc no Rio de Janeiro e saiba como ser conveniado

SAIBA +

14/10/2013 - Regulamento das Promoções

SAIBA +

17/09/2013 - Subseções promovem jogos esportivos para advogados e estagiários de Direito

SAIBA +