Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Ação nos tribunais divulga Movimento da Mulher Advogada

Para divulgar o Movimento da Mulher Advogada, a Caarj foi às ruas para conscientizar a população que circulava em frente ao Tribunal de Justiça do Rio e ao Tribunal Regional do Trabalho, nesta terça-feira (14).

A iniciativa lembra as dificuldades que advogadas passam em seu cotidiano, como a violência contra a mulher, salários menores que os dos advogados homens, os desafios do acúmulo de tarefas profissionais e domésticas e a falta de garantia de equipamentos, bem como de prioridade, para gestantes. O grupo irá se reunir nesta quarta-feira (15) para discutir os temas e apresentar a pesquisa “Advocacia: profissão de mulher”, desenvolvida pela Caixa de Assistência.

Para a advogada Eliana Braz, é de extrema importância levar estes pontos para a sociedade em geral. “Eu acho que a campanha é valorosa, porque a mulher, por mais progresso que tenha, continua sendo discriminada e com menos credibilidade que o homem. Muitas vezes a mulher sofre um preconceito absurdo, porque não é vista como profissional e séria”, frisou.

Já a advogada Esther Gama disse que os ambientes da prática da advocacia são altamente masculinizados. “A mulher conseguiu se inserir como um fator social com respeito, ter reconhecida a sua atividade laboral como uma mão de obra qualificada. Acho que o que ainda está ruim são as diferenças da qualificação da mulher, que hoje supera muito a qualificação masculina, e o reconhecimento dessa qualificação. O reconhecimento do nosso quadro precisa melhorar. Existe um quadro no tribunal onde temos várias juízas, mais do que juízes até, então acho que estamos conseguindo ganhar esse espaço dentro do Judiciário, só falta o verdadeiro reconhecimento”, afirmou.

O advogado Arthur Ferraz mostrou apoio à causa, e ressaltou a importância da mulher. “Essa causa é muito importante, porque a mulher é mais determinada e focada em tudo que faz. É um fator chave em nossa sociedade e elas precisam de mais credibilidade e força em suas ações”, ressaltou.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

30/03/2017 - Ciclo de palestras com Guilherme Miziara chega às subseções

SAIBA +

20/03/2017 - Caarj realiza mais um evento em comemoração ao mês da mulher

SAIBA +

16/03/2017 - Movimento da Mulher Advogada apresenta pesquisa na Caarj

SAIBA +

15/03/2017 - Ação nos tribunais divulga Movimento da Mulher Advogada

SAIBA +

14/03/2017 - Subseções recebem equipamentos doados pela Caarj

SAIBA +

08/03/2017 - Movimento da Mulher Advogada faz ação em solenidade na Alerj

SAIBA +

08/03/2017 - Movimento da Mulher Advogada quer discutir pautas levantadas em pesquisa

SAIBA +

03/03/2017 - Caarj lança campanha Mês da Mulher Caarj

SAIBA +

23/02/2017 - Caarj leva campanha contra o preconceito às ruas no Carnaval

SAIBA +

14/02/2017 - Caarj lança campanha contra preconceito no Carnaval

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]