Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crônica, autoimune e caracterizada pela inflamação da membrana que envolve os nervos, chamada mielina. Esta inflamação afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A doença atinge jovens adultos, com idades entre 20 a 40 anos, e tem maior prevalência nas mulheres. Estima-se que existem cerca de 2,5 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo.

“A esclerose múltipla não tem cura, mas é uma doença que pode ser controlada com o tratamento adequado, por isso o diagnóstico precoce é fundamental. Os sintomas são diversos e a doença é imprevisível, mas as áreas de diagnóstico e tratamento estão bastante avançadas, o que permite que possamos garantir melhor qualidade de vida para o paciente, daí a importância de se conscientizar a população quanto à existência da doença”, ressalta o neurologista Marcos Alvarenga, que integra o Centro de Referência para Tratamento de Pacientes com Esclerose Múltipla do Hospital da Lagoa.

Entre os sintomas mais comuns apresentados estão problemas motores, fadiga, disfunção sensitiva e alteração visual. Eles se manifestam de maneira diferenciada em cada paciente, podendo acontecer de forma branda ou intensa, isolados ou em conjunto. De acordo com Marcos Alvarenga, a confirmação de que a pessoa é portadora de Esclerose Múltipla acontece após ampla investigação, que inclui o alinhamento da história do paciente com a realização de exames neurológicos e laboratoriais.



NOTICIAS

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

08/05/2017 - Atenção ao uso do computador

SAIBA +

26/04/2017 - Hipertensão: prevenção é a saída

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]