Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

BEM-ESTAR | NOTÍCIAS

Yoga: ferramenta de combate ao estresse e melhoria da qualidade de vida

Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”, o Yoga é um conjunto de conhecimentos que harmoniza o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Há quem enxergue a modalidade como um estilo de vida, já outros como um conjunto de movimentos que promovem o bem-estar.

O fato é que a prática traz benefícios respiratórios, reduz o estresse, melhora a concentração, auxilia no emagrecimento, melhora a qualidade do sono e fortalece a musculatura, entre outros benefícios. O melhor é que o yoga pode ser feito em qualquer lugar, basta um tempinho e um tapete no chão. Tire uns quinze minutos do seu dia para a prática dos movimentos, mas antes disso é recomendado tomar um banho e um copo d´agua em jejum.

Abaixo, alguns movimentos para quem está iniciando:
1. Cobra: Ideal para quem precisa ganhar força e flexibilidade na parte superior das costas. Deite de barriga e coloque as mãos no chão ao lado do peito. Mantenha o peito dos pés, pernas, quadris e barriga ligados ao chão. Alongue as costas com cuidado e sinta a coluna se alongar por todo o caminho do cóccix à cabeça. Inspire profundamente e solte o ar pela boca.

2. Gato: Posição perfeita para aquecer a coluna vertebral e o peito antes de você começar a praticar posições de Yoga mais complexas. Na posição de quatro apoios, com os joelhos na direção do quadril, mãos e ombros distantes, bem abaixo dos ombros. Faça uma inalação, levantando o peito e olhando para o teto. Solte todo seu peso para o ventre e arqueie bem a coluna. Em seguida, expire e empurre as mãos e os joelhos em direção ao chão, curvando as costas, redirecionando os olhos para o umbigo. Repita a sequência algumas vezes.

 

3. Prancha: Esta postura é essencial para construir força e estabilidade no núcleo do corpo. Como se fosse fazer flexões de braço, espalhe os dedos e mantenha as mãos na direção dos ombros. Empurre os calcanhares para trás, e estique as pernas. Preste atenção para manter suas omoplatas e ombros bem longe das orelhas. Entretanto, diferente das flexões, seus braços devem ficar esticados em direção ao chão.

 

4. Torção deitada: Deite-se de costas. Levante os pés para cima e mantenha seus quadris e os joelhos em um ângulo de 90 graus para que suas pernas fiquem paralelas ao chão. Deixe os braços descansar no chão, alinhadas com os ombros. Expire e dobre seus joelhos para o lado direito. Se você sentir algum tipo de desconforto, coloque um cobertor ou travesseiro embaixo dos joelhos ou ombro esquerdo. Relaxe as costas, os quadris e os ombros. Respire fundo 20 vezes, dobre as pernas para o outro lado e retome o exercício.

 



NOTÍCIAS

20/06/2017 - Caarj participa da Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro

SAIBA +

19/06/2017 - Copa Caarj de Jiu Jitsu é sucesso entre advogados

SAIBA +

14/06/2017 - Caarj participa de celebração do Dia Internacional do Yoga

SAIBA +

14/06/2017 - Caarj realiza seminário de Jiu-Jitsu na Barra

SAIBA +

09/06/2017 - Caarj realiza Seminário de Jiu Jitsu em academia no Centro

SAIBA +

07/06/2017 - Seminários de Jiu-Jitsu preparam para a Copa Caarj

SAIBA +

02/06/2017 - Região dos Lagos recebe Tenda Bem-Estar Caarj

SAIBA +

31/05/2017 - Seminários de Jiu-Jitsu preparam atletas para Copa Caarj

SAIBA +

25/05/2017 - Copa Caarj de Jiu-Jitsu mobiliza advogados

SAIBA +

25/05/2017 - Caarj realiza trilha da Pedra Selada

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]


Subseções promovem jogos esportivos para advogados e estagiários de Direito

Quer fugir do sedentarismo? Afinadas com a ideologia do Eixo Bem-estar, algumas subseções já têm agenda para a prática desportiva, como futebol e vôlei.

SAIBA +


Inauguração Tendas Bem-Estar – O Vídeo

Clique e assista o vídeo      

SAIBA +