Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Saiba identificar os sintomas da estafa

“Estafa; substantivo feminino; extremo cansaço; esgotamento”. O significado no dicionário não nega: estafa é basicamente o resultado dos excessos que cometemos e que afetam nosso corpo. A correria do dia a dia, os aborrecimentos no trabalho e fora dele podem acarretar esta doença, que se não tratada pode gerar casos mais graves, como a hipertensão arterial. A estafa é dividida em mental e física, mas ambas estão interligados, como explica o médico perito da Caarj, Hilton Duarte. “O desequilíbrio, tanto de um lado quanto de outro, desestabiliza o organismo”, afirma.

A estafa mental (ou esgotamento mental) é o resultado de um estresse repetitivo e prolongado. Como a própria Organização Mundial de Saúde – OMS define, saúde é um bem-estar físico, mental e emocional. “O desequilíbrio desta tríade pode causar repercussões negativas ao nosso metabolismo. Muitas vezes, percebemos que após um trabalho intelectual nosso cérebro fica cansado e necessita de um tempo para relaxar. Hoje, muitas profissões, como na advocacia, exigem pensamento rápido e criatividade, além do convívio quase que diário com a tensão, o que periodicamente deixa o cérebro cansado. Frequentemente, como consequência de um cansaço mental, reclamamos de dores de cabeça, dores musculares, gastrites e resfriados”, explica o médico. Segundo ele, queda da imunidade, alterações menstruais, ansiedade, mal humor, depressão e outras situações mais sérias também são alguns sintomas da estafa. “Ao utilizarmos o cérebro, consumimos energia. Se isso ocorrer em demasia, sem freios, sem os mecanismos compensatórios, a relação com o próprio trabalho fica prejudicada, pois a baixa energia e a desatenção levam também à baixa produtividade e erros que comprometem seu resultado”, acrescenta o especialista.

Para o médico, a prevenção é o melhor remédio, e isto implica em adotar hábitos saudáveis e criar momentos de relaxamento, além de dormir bem e se alimentar adequadamente. “Momentos de prazer e diversão, como tirar férias, são vitais para o bom equilíbrio do organismo. Também já está estabelecido que a prática de atividade física melhora os índices cognitivos e libera hormônios que aumentam o bem-estar. A tomada de medicamentos e suplementos vitamínicos e minerais também é uma opção para vencer o cansaço mental, assim como a ajuda da psicoterapia”, finaliza.



NOTICIAS

20/09/2017 - Projeto Advocacia Solidária chega à Baixada Fluminense

SAIBA +

18/09/2017 - A importância da vitamina D para o nosso organismo

SAIBA +

11/09/2017 - HPV: vírus silencioso e perigoso

SAIBA +

05/08/2017 - Campanha de Vacinação passa por comarcas e pela Justiça Federal

SAIBA +

03/08/2017 - Saiba identificar os sintomas da estafa

SAIBA +

29/06/2017 - Aprenda a proteger a pele no inverno

SAIBA +

20/06/2017 - Atenção às doenças de inverno

SAIBA +

12/06/2017 - Campanha de Vacinação chega ao Centro do Rio

SAIBA +

08/06/2017 - Campanha de Vacinação bate a marca de 4 mil doses

SAIBA +

31/05/2017 - Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]