Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

União, cuidados com a saúde e integração marcam eventos do final de semana

A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (Caarj) manteve o pique de visitas às subseções durante as comemorações pelo Mês da Advocacia, e nestes últimos dias fez um alerta: a categoria precisa se cuidar. “A advocacia não está bem de saúde, e é um quadro preocupante. Isso se reflete no nosso ânimo para trabalhar. Mas há como reverter isso, e esta é a mensagem que queremos transmitir”, disse o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, durante coquetel promovido pela OAB/Ararauama na última quinta-feira (17).

Segundo Marcello, o estresse do dia a dia acaba acarretando em doenças como pressão alta, obesidade e diabetes. “Fizemos uma pesquisa e verificamos os altíssimos índices de pessoas com pressão alta e fora do peso. Evitar estes quadros é o que move a Caixa, que nos últimos anos foi reconfigurada para trabalhar em prevenção, não mais como plano de saúde”, considerou, lembrando que os últimos meses foram difíceis para a categoria. “Muitos colegas são autônomos, e estes sentiram muito fortemente os efeitos da crise. Vivemos um momento muito difícil, todas as profissões estão sentindo, mas a sociedade civil nos cobra um posicionamento pois a Ordem sempre será uma referência para a população em geral. O caminho é nos mantermos fortes e unidos neste momento”, acrescentou Marcello.

Presidente da OAB/Araruama, Rossana Pinaud disse que a advocacia “não é uma profissão para fracos”. “Só os fortes conseguem lidar com esta rotina. Somos as vozes dos nossos clientes, e precisamos fazer com que elas sejam ouvidas”, afirmou ela, que agradeceu o apoio recebido por parte da Caixa de Assistência: “A Caarj sempre foi nossa parceira”, frisou. Estiveram em Araruama a secretária-geral da Caixa, Naide Marinho; os diretores Rodrigo Braga, de Relações Institucionais; Tânia Albuquerque, do Eixo Bem-Estar e Ana Carolina, do Eixo Cultural. Também participou do evento o presidente da OAB/Rio Bonito, César de Sá, e da OAB/Saquarema, Miguel Saraiva; bem como o delegado Caarj em Araruama, Antônio Pinaud.

A agenda da diretoria seguiu nos dias seguintes. Na sexta-feira o presidente da Caixa esteve em Teresópolis, acompanhado da secretária Naide Marinho e do tesoureiro, Renan Aguiar. “Este encontro, que acontece há mais de trinta anos, é uma tradição que fazemos questão de manter. Fazer com que os advogados se confraternizem é necessário”, pontuou o presidente da subseção, Rodrigo Ferreira. Na mesma data a advocacia de Barra Mansa se reuniu para comemorar o mês de agosto em um baile, no Clube Municipal da cidade. “Mesmo atravessando um momento de crise não poderíamos deixar de celebrar. Decidimos que faríamos um evento à altura da advocacia e assim foi feito, graças aos advogados que acreditaram em nós para festejarmos esse mês”, disse o presidente da OAB da cidade, Noé Garcez. No encontro estiveram, além do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, a secretária geral da Caixa de Assistência do Rio, Naide Marinho; o presidente da OAB/Mendes, Paulo Afonso; a diretora do DAS Sul Fluminense, Denise de Paula; a presidente da OAB/Rio Claro, Adriana Moreira e o presidente da OAB/Resende, Samuel Carreiro.

Já no sábado as festividades foram em Volta Redonda, onde foram realizados a 22ª Caminhada dos Advogados de Volta Redonda – Projeto Avança e um churrasco, que reuniu mais de 500 pessoas. O Eixo Vida da Caarj esteve na caminhada, aferindo a pressão arterial dos participantes. “A subseção tem tido o apoio da Caarj e está conseguindo reestruturar aquilo que é mais importante para nossa profissão: o exercício da advocacia. Estamos melhorando os serviços e inaugurando outros para que a advocacia se mantenha cada vez mais forte. Este é o dever da subseção. Esta caminhada representa a luta diária dos profissionais de Direito”, disse o presidente da subseção, Alex Martins. Estiveram presentes, além do presidente Marcello Oliveira e do tesoureiro Renan Aguiar, o presidente da OAB/Piraí, Gustavo Abreu; o coordenador regional dos delegados do Sul Fluminense, José Ciminelli; a diretora do Eixo Cultural, Ana Carolina Lima e o diretor de Relações Institucionais, Rodrigo Braga.

Também no sábado a advocacia de Itaboraí reuniu-se para celebrar o mês de agosto. Lá, o mote foi o esporte e a integração, com o tradicional futebol dos advogados. “O futebol dos advogados é uma atividade tradicional para Itaboraí. A inserção do esporte na advocacia é um projeto pensado há muito tempo, hoje reforçado pelo Eixo Bem-Estar da Caarj. Abrimos a nossa festa com o futebol, onde hoje pudemos fazer um jogo com as seleções Máster e Super Máster da OAB/RJ, que jogaram contra a seleção de Itaboraí. Foram três partidas e cada equipe acabou ganhando um jogo”, disse o presidente da subseção, Jocivaldo Lopes. O presidente Marcello Oliveira aproveitou o momento para lembrar aos presentes que será realizada a 1ª Meia Maratona da Advocacia. “Será um momento belíssimo. Dia 8 de outubro estaremos na praia Copacabana para fazer a nossa caminhada tradicional. Não há necessidade de inscrição para a Caminhada, pois ela é gratuita e todo advogado que quiser participar pode levar a sua família também. Se quiser participar correndo, vai nos dar um grande prazer. Teremos percursos de 5k, 10k e 21k. Vai ser a primeira atividade do gênero realizada pela Caixa de Assistência e terá uma representatividade nacional. É importante que o advogado se faça presente com a sua família também, para mostrar esse espirito de alegria que temos”, ressaltou ele, que esteve acompanhado de Renan Aguiar, Naide Marinho, o coordenador geral dos delegados Caarj, Onílio Correia; o coordenador dos delegados Caarj da Região Metropolitana, Lauro Matos; o procurador da Caarj, Ruy Calandrini e o delegado Caarj de Rio Bonito, Marcos Moyses.

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

08/08/2017 - Comemorações marcam o primeiro final de semana do Mês do Advogado

SAIBA +

01/08/2017 - Caapi seleciona atletas para a Meia Maratona do Rio de Janeiro

SAIBA +

31/07/2017 - Caarj recepciona advogados na Flip

SAIBA +

18/07/2017 - Encontro marca lançamento da Meia Maratona e Performance

SAIBA +

10/07/2017 - Congresso Nacional do IAB discute Reforma Política

SAIBA +

06/07/2017 - Rio vai sediar a 1ª Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

24/05/2017 - OAB/Bom Jesus do Itabapoana recebe doação da Caarj

SAIBA +

24/04/2017 - Exposição retrata mulheres advogadas

SAIBA +

24/04/2017 - Seminário discute reforma trabalhista

SAIBA +

03/04/2017 - Parceria entre Caarj e Seap garante dignidade a criminalistas

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]