Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

8 de Março, da Publicidade à Reflexão Crítica

Já há muito o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi incorporado ao calendário publicitário e às efemérides corporativas. A crescente presença da mão de obra feminina e o incremento do seu papel em todas as esferas acabaram por transformar a data em um marco do reconhecimento da importância da mulher para a sociedade.

Em paralelo ao aumento da visibilidade das “comemorações”, o evento recebeu um tratamento edulcorante por significativos veículos de comunicação social. Percebemos o esvanecimento de seu conteúdo crítico, essencial para a reflexão sobre os complexos problemas para a libertação das mulheres e o empoderamento feminino.

Recentes pesquisas demonstram que os índices de violência contra as mulheres não recuam. Somente nos primeiros 50 dias de 2018, 20 mulheres no Estado da Paraíba foram assassinadas. Apesar do arcabouço jurídico firmado e os mecanismos de defesa das mulheres no campo policial e social, o feminicídio ainda é uma triste realidade.

A desigualdade de salários e oportunidades entre homens e mulheres não sofreu redução significativa. Na advocacia, inclusive, o quadro foi agravado pela crise econômica e pelas recentes alterações na legislação trabalhista. Nas últimas homologações realizadas no Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, 60% foram de advogadas.

O recrudescimento da fome e da pobreza também atinge diretamente as mulheres, que hoje chefiam 40% dos lares brasileiros. Com renda significativamente menor do que os homens, diferença que chega a 28% em alguns estados da federação, as mulheres têm maior dificuldade para garantir o sustento das famílias em tempo de crise. Quadro que se agrava entre as mulheres negras que ainda percebem menor renda se comparadas às brancas.

Este é o debate que deve pautar o Dia Internacional da Mulher em lugar da exaltação ufanista ou da oferta de brindes e de descontos que recheiam os espaços editoriais e publicitários neste período.

Por Naide Marinho
secretária-geral da CAARJ e membro do Movimento da Mulher Advogada (MMA)



NOTÍCIAS

10/11/2017 - CAARJ e OAB formalizam conjuntamente a isenção da anuidade para advogadas em ano de parto ou adoção

SAIBA +

01/11/2017 - Exposição Faces da Justiça chega à Região dos Lagos

SAIBA +

19/10/2017 - Outubro Rosa Caarj chega em Nova Iguaçu

SAIBA +

16/10/2017 - Outubro Rosa da Caarj participa de ação em Madureira

SAIBA +

11/10/2017 - Campanha Outubro Rosa começa a receber doações de cabelos

SAIBA +

09/10/2017 - Meia Maratona Nacional da Advocacia movimenta Copacabana

SAIBA +

09/10/2017 - Advogado do Amapá é o primeiro a retirar kit da Meia Maratona

SAIBA +

05/10/2017 - Mais de 1.500 corredores vão participar da Meia Maratona Nacional da Advocacia

SAIBA +

02/10/2017 - Campanha Outubro Rosa da Caarj apresenta direitos de pacientes com câncer

SAIBA +

12/09/2017 - Pesquisa da Caarj mapeia saúde do advogado

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]