Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | Programação Cultural

Cultura Afro na Gávea

Kilombismo

O evento Kilombismo, do Panorama Afro, acontece de 9 a 11 de setembro, na PUC-Rio, na Gávea.
A discussão vai girar em torno da tradição, educação e identidade dos povos afro e indígenas. Serão palestras, oficinas, seminários e rodas de reflexão, além da feira de arte.
O Kilombismo é gratuito e acontecerá, das 9h às 19h, na Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea.

Festival de Bonecos no Parque

bonecos-parque

O Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho, no Flamengo, vai ser palco de um grande espetáculo infantil. Anote na agenda: até 26 de outubro, marionetes, palhaços e outras figuras do imaginário infantil alegrarão a criançada e seus acompanhantes.

O grupo ‘Bonecos em Ação’ tem 30 anos de estrada, sob o comando da diretora artística Susanita Freire, e reúne 36 companhias de teatro espalhadas pelo Brasil, Chile e Uruguai.

Estão acontecendo, desde fevereiro, atrações e atividades aos sábados e domingos, a partir das 11h. O evento é próprio para crianças a partir de 4 anos e a entrada é franca. O parque fica no subterrâneo 18 do Parque do Flamengo, na altura do número 300.

Exposição de Candido Portinari está no Museu de Belas Artes

obras-de-candido-portinari-10

A mostra apresenta ao público, pela primeira vez, 66 obras do pintor Candido Portinari. Os itens expostos fazem parte de um total de 222 pinturas, desenhos e gravuras doadas pela instituição Financiadora de Estudos e Projetos, a FINEP, ao museu de Belas Artes, que agora é o museu brasileiro com mais trabalhos do pintor.

A exposição fica até o dia 14 de setembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é franca, e o Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia, centro do Rio.

Cabeça: Exposição de Milton Machado

Livreto-EXP-Milton-Machado-Legenda-Pilha-Divulgacao

Mais de 100 trabalhos de Milton Machado- entre desenhos, pinturas, fotografia, vídeos e esculturas – que datam da década de 60 aos dias de hoje, além das obras inéditas, serão expostos no Centro Cultural Banco do Brasil.

As produções de Machado, assim como de sua geração artística,são fortemente marcadas pela investigação conceitual e pela experimentação.

Ele constituiu uma espécie de teoria do fazer artístico, conjugando universalidade conceitual e singularidade do discurso autoral, sua dimensão política e poética. Essa mistura resulta em um trabalho com múltiplas facetas e de grande complexidade.

A exposição é gratuita, de 09h às 21h, de quarta à segunda. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Rio de Janeiro.

Exposição "A magia de Miró" está em cartaz no Caixa Cultural

A MAGIA DE MIRÓ

 
A exposição “A Magia de Miró”, que reúne 69 obras do pintor espanhol Joan Miró e 23 fotografias do curador e galerista Alfredo Melgar, está em cartaz na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. O evento estará disponível gratuitamente para visitação até o dia 29 de setembro.

As obras selecionadas correspondem a diferentes fases de produção do artista, tendo em vista que as mesmas são datadas entre 1962 e 1983.

Além dos originais de Miró, a exposição inclui 23 retratos em preto e branco feitos por Melgar, que conheceu Miró em Paris no início de sua carreira como fotógrafo.

A Caixa Cultural Rio de Janeiro, fica na Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

 

1 2

LUGARES