Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | Programação Cultural

Jockey Club promove tarde cultural

jockey

Até 28 de dezembro, o Jockey Club da Gávea abre as suas portas para o projeto”Entardecer no Jockey”. O evento conta com discotecagem, gastronomia, exposição fotográfica e apostas em cavalos.

Os DJs residentes Danny Dee e Lodeek, o convidado Sax Two House, 2NuSom e o veterano DJ Ricardo Araújo chegam com seus vinis e “duela” com a jovem DJ Francesca Sardi.

A exposição fotográfica será alternada entre Eduardo Ribas e Rodrigo Sack.

O evento acontece das 18h às 00h.

Arquivo Nacional exibe mostra sobre Jango

jango-arquivo_nacional

Em 50 anos do golpe militar, o Arquivo Nacional apresenta a mostra “Jango: a nossa breve história”, em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2015, com entrada livre às segundas, terças, quartas, quintas e sextas.

Ao todo, são cerca de 160 fotografias e 20 documentos originais e publicações dos anos 60. Composta exclusivamente com o acervo da instituição, a mostra é dedicada ao governo de João Goulart, sem esquecer sua trajetória pessoal, chegando até as imagens de exílio.

A exposição oferece ao público, além de registros do golpe militar de 1964, a oportunidade de conhecer o perfil de João Goulart, uma janela de acesso à política brasileira e chave para acompanharmos rumos partidários, movimentos sociais, o papel dos estudantes, o cenário do pós-guerra, o clima de irreversível mudança que se respirava no país, de bossa nova e democracia.

Obras de Aleijadinho em fotografias no IMS

horacio_coppola_-_aleijadinho

O Instituto Moreira Salles apresenta, até 4 de janeiro, a exposição “Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola”, com entrada franca.

A exposição, com 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto, em 1945, tem a curadoria de Luciano Migliaccio, professor do departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto Dafau/USP.

 

IMS apresenta Especial Geraldo Barros

ims_caarj

Aos amantes de fotografia, o Instituto Moreira Salles (IMS) disponibiliza uma grande retrospectiva da obra fotográfica de Geraldo Barros, em cartaz até o dia 22 de fevereiro de 2015, com entrada franca. São mais de 300 obras reunidas na maior exposição do designer, pintor e fotógrafo brasileiro, no Rio de Janeiro chamada de “Geraldo de Barros e a fotografia”.

A mostra, com curadoria da pesquisadora Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS, resgata aspectos históricos e o caráter experimental da obra fotográfica do artista, enfocando sua relação com as gravuras e pinturas realizadas entre os anos 1940 e 1990. A mostra funciona  as terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

Surfe e grafite reunidos em Ipanema

Surf_grafitte_ipanema

 

Até 14 de janeiro, a Casa Ipanema apresenta a exposição “Surf + Grafitti”, um projeto realizado com a parceria de grandes nomes do surfe e do design carioca.

A artista plástica Diana Couto, que frequentemente pinta as pranchas de seu namorado, o surfista John Magrath, é a idealizadora do projeto, em parceria com as sandálias Ipanema.

Dez surfistas emprestaram suas pranchas para receberem intervenções artísticas e os envolvidos não poderiam ser nomes de mais peso. Do lado do grafite, Bruno ”BR” Bogossian, Antonio Bokel, Pedro Jardim, Peu Mello, Combone, SWK, Nina Moraes Jou, Piá e a própria Di Couto. Do mar, as pranchas de Pedro Scooby, Trekinho, Caio Vaz, John Magrath, Raphinha, Michelle Langer, Betinho, Otavio P. e Chloé. A entrada é gratuita.

1 2

LUGARES