Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ
Clique aqui

CULTURAL | Programação Cultural

'Guerreiros - Os Maiores da História': exposição acontece no Barra Shopping

unnamed1

A mostra internacional acontece na Barra da Tijuca e reúne mais de 150 peças, entre originais e réplicas, que pertenceram a guerreiros milenares de antigas civilizações. Os visitantes poderão conferir de perto as curiosidades e detalhes dos cavaleiros medievais, gladiadores e samurais.

Estão reunidos, entre originais e réplicas, espadas, armaduras, escudos, roupas, capacetes, peças arqueológicas e objetos apresentados nos filmes “Gladiadores”, “Tróia” e “300”, entre outros. A exposição é gratuita e está aberta de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos, de 13h às 21h.

Caixa Cultural apresenta arquitetura de Athos Bulcão

athos

Até 8 de março, a arquitetura de Athos Bulcão ficará em cartaz na Caixa Cultural, no Centro do Rio. A exposição “Athos Bulcão – Tradição e Modernidade” apresenta um conjunto de obras pertencentes a coleções particulares.

A mostra privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, de caráter geométrico e monumentais, como os painéis do Sambódromo, no Rio de Janeiro,  Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitscheck e a Igrejinha N. S. de Fátima, ambos em Brasília. A visitação acontece de terça à domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita.

3D no Sesc Teresópolis

sesc teresopolis

O Sesc Teresópolis apresenta a exposição “Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”, em cartaz até o dia 31 de janeiro, com entrada franca.
O artista Flavio Cerqueira brinca com a tridimensionalidade de suas esculturas, protagonizadas por formas humanas singelas. A mostra está aberta ao público às terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 9h às18h.

 

Engenho de Dentro comemora os '100 anos - Carolina Maria de Jesus'

carolina.carta_capital
O Sesc Engenho de Dentro recebe até 31 de janeiro o evento “100 anos -Carolina Maria de Jesus”, com entrada franca. O espaço está aberto para o público terças, quartas, quintas e qextas, das 7h às 20h30 e sábados e domingos, das 9h às 17h30.
O artista e grafiteiro Acme, com seu traço singular, retrata a escritora e catadora de lixo Carolina Maria de Jesus, que completaria 100 anos, em 2015.

Casa Rui Barbosa apresenta literatura de cordel

cordel

A Fundação Casa Rui Barbosa apresenta a exposição “Folhetos de cordel portugueses: coleção Arnaldo Saraiva”, em cartaz até 1º de fevereiro, com entrada franca.

A relação entre o cordel português e o nordestino, a origem gráfica e ideológica, demonstrando inclusive a manutenção e compartilhamento do aspecto plástico dos folhetos são retratados na mostra. A arte da xilogravura e as artes tipográficas de Portugal e do Brasil, bem como da litografia e da fotogravura também estão nas obras.

O material exposto pertence ao professor Arnaldo Saraiva, catedrático de Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, crítico, poeta, tradutor e sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras.

1 2

LUGARES