Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | Programação Cultural

Passeio guiado gratuito revela a história do Méier

méier03

No próximo domingo, dia 30, a Zona Norte do Rio, recebe a edição do projeto “Rolé Carioca”. O passeio guiado será pelo bairro do Méier e revela um pouco da história do subúrbio. O projeto é tocado pelos professores de história William Martins e Rodrigo Rainha.

No roteiro estão visitas ao Jardim do Méier, Basílica Sagrado Coração de Maria, Hospital Salgado Filho, Rua Visconde de Cairú, Leão do Méier, Imperator e Colégio Metropolitano. O ponto de encontro é na Praça Agripino Grieco, às 9h e o passeio é gratuito.

Sesc Ramos no ritmo do Jazz

Sesc Ramos recebe evento gratuito de jazz

O Sesc Ramos recebe de 25 a 28 de novembro o evento “Ramos em Jazz”, no qual se apresentam gratuitamente grandes nomes do jazz nacional e internacional.

Os shows reúnem artistas que representam diferentes momentos do gênero musical, que surgiu no fim do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos, sob forte influência da cultura negra. Ramos em Jazz integra as celebrações do Sesc Rio no Mês da Consciência Negra e vem movimentando as unidades da instituição pelo estado.

Os artistas convidados para o evento são Rosa Marya Colin, Urca Bossa Jazz, Victor Biglione com Bárbara Mendes, o americano Mark Lambert e a Orquestra Rádio Swing.

 

IMS apresenta Especial Geraldo Barros

ims_caarj

Aos amantes de fotografia, o Instituto Moreira Salles (IMS) disponibiliza uma grande retrospectiva da obra fotográfica de Geraldo Barros, em cartaz até o dia 22 de fevereiro de 2015, com entrada franca. São mais de 300 obras reunidas na maior exposição do designer, pintor e fotógrafo brasileiro, no Rio de Janeiro chamada de “Geraldo de Barros e a fotografia”.

A mostra, com curadoria da pesquisadora Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS, resgata aspectos históricos e o caráter experimental da obra fotográfica do artista, enfocando sua relação com as gravuras e pinturas realizadas entre os anos 1940 e 1990. A mostra funciona  as terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

Surfe e grafite reunidos em Ipanema

Surf_grafitte_ipanema

 

Até 14 de janeiro, a Casa Ipanema apresenta a exposição “Surf + Grafitti”, um projeto realizado com a parceria de grandes nomes do surfe e do design carioca.

A artista plástica Diana Couto, que frequentemente pinta as pranchas de seu namorado, o surfista John Magrath, é a idealizadora do projeto, em parceria com as sandálias Ipanema.

Dez surfistas emprestaram suas pranchas para receberem intervenções artísticas e os envolvidos não poderiam ser nomes de mais peso. Do lado do grafite, Bruno ”BR” Bogossian, Antonio Bokel, Pedro Jardim, Peu Mello, Combone, SWK, Nina Moraes Jou, Piá e a própria Di Couto. Do mar, as pranchas de Pedro Scooby, Trekinho, Caio Vaz, John Magrath, Raphinha, Michelle Langer, Betinho, Otavio P. e Chloé. A entrada é gratuita.

Caixa Cultural recebe a ART POP de Ron English

EPSON scanner image

A Caixa Cultural, no Centro do Rio, recebe a exposição “Ron English – Do estúdio para a rua”, até 21 de dezembro. São 110 obras do artista contemporâneo que definiu seu estilo como ‘POPaganda’ e misturam referências do cenário pop, da história da arte, da propaganda, dos quadrinhos e da música.

Ron English usa e abusa de figuras e marcas conhecidas do público para analisar a cultura ocidental. Ron é um dos três grandes nomes do Surrealismo Pop, ao lado de Robert Williams e Mark Ryden.

Em paralelo à mostra, será exibido o documentário”POPaganda: The Art and Crimes of Ron English”, dirigido pelo espanhol Pedro Carvajal. O filme mostra o processo criativo do artista e como são instaladas suas obras em outdoors não autorizados. O artista é considerado um dos criadores da street art e das intervenções urbanas.

1 2 3

LUGARES