Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | Programação Cultural

Exposição reúne documentos do período da Ditadura

ressonancias

A exposição “Ressonâncias – Rio de Janeiro 1964″ fica até o dia 31 de agosto no Museu do Ingá, em Niterói, com entrada franca. A mostra conta histórias verídicas de todos os tipos sobre a Ditadura Militar, relembrando os 50 anos do golpe militar, com foco nos desdobramentos no estado do Rio de Janeiro.

 

O evento tem a curadoria de Paulo Knauss, diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, e Andréa Telo, coordenadora do Museu do Ingá, além do apoio da Comissão da Verdade e da Justiça (CEV-Rio).

O Museu do Ingá está localizado na Rua Presidente Pedreira, 78 e funciona de terça a sexta, das 12h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Exposição “Quadrado Mágico” em cartaz na galeria Sergio Gonçalves

quadradro_magico-450x371

A exposição “Quadrado Mágico”, de Felipe Barbosa, fica em cartaz até o dia 27 de julho na galeria Sergio Gonçalves, com entrada franca.

Na mostra, Felipe Barbosa cria um diálogo entre jogos matemáticos e a arte, subvertendo o sentido dos objetos ao ressignificá-los entre formas e signos geométricos, que inspiraram o artista nas 16 obras que serão apresentadas na Galeria.

A mostra, em cartaz no Sergio Gonçalves Galeria fica na rua do Rosário, 38, Centro e funciona de terça a sexta, das 11h às 19h e sábado, das 11h às 18h.

A exposição “A Potência do Objeto”

potencia_do_objeto-

A exposição “A Potência do Objeto”, está no Solar Visconde do Rio Seco até o dia 26 de julho e tem entrada gratuita.

A mostra tem curadoria de Jair de Souza e marca a apresentação, ao público, do projeto que transformará o conjunto histórico de três edifícios centenários na Praça Tiradentes em um moderno centro de referência do artesanato brasileiro.

O Solar Visconde do Rio Seco funciona de terça a sábado, das 10h às 18h e fica Praça Tiradentes, 67, Centro.

Exposição sobre João Saldanha no Espaço SESC

unnamed_9

O Espaço SESC recebe uma exposição “Topo” sobre o ex-técnico da seleção brasileira João Saldanha até o dia 27 de julho.

Com instalações audiovisuais, a exposição reúne textos e entrevistas de Saldanha e tem entrada franca. O Espaço SESC não abre nas segundas.

150 obras de Dalí reunidas em mostra no CCBB

dali

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a mais completa exposição de Salvador Dalí já organizada no Brasil. A mostra recebe 150 obras do artista espanhol, dentre pinturas, gravuras, documentos, fotografias e ilustrações que abrangem as diversas fases criativas do maior representante do movimento surrealista.

Uma das obras mais importantes é a pintura “Figuras tumbadas enla arena” de 1926, época em que Dalí conheceu Pablo Picasso e foi influenciado pelo movimento cubista.

A exposição tem entrada franca e fica aberta a visitação de 30 de maio até 22 de setembro de 2014. O CCBB funciona de 9h às 21h e fecha às terças-feiras.

1 2

LUGARES