Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ
Mulher-Caarj

INSTITUCIONAL | Carta do Presidente

Estimados Colegas,

Foram seis anos de intensa e incansável luta para estancar a sangria financeira, delimitar o passivo existente e encaminhar possíveis soluções a um problema que nos pareceu, em um primeiro momento, insuperável.

A oferta de planos de saúde operado pela própria CAARJ até 2007, além de enorme variedade de produtos vendidos em óticas, livrarias e farmácias, enchia nossos olhos e aparentava trazer muitos benefícios à categoria. Constatamos que não era bem assim. Além de atingir um contingente reduzido da advocacia, essas atividades resultaram em um passivo assustador.

Por esse motivo, os dirigentes que estiveram à frente da entidade nos últimos dois mandatos, se dedicaram sobremaneira a controlar a situação, propondo ações para conter as dívidas existentes, principalmente através da transferência do plano de saúde à UNIMED, o que foi devidamente chancelado pela Agência Nacional de Saúde.

Hoje, lutamos incansavelmente nos tribunais para ver a imunidade tributária reconhecida no STF. Da mesma forma, travamos uma batalha diária para a renegociação das dívidas ainda remanescentes com a rede credenciada. Apesar de reduzida quase à metade, por muito tempo ainda faremos a gestão dessa dívida. Lembrando que o plano era pago pelo advogado, ou seja, nem todos colegas eram beneficiados por essa política.

A gestão de Felipe Santa Cruz, assim como aquela que o precedeu, conduzida por José Antonio Galvão e Ricardo Menezes, sempre com o apoio e sob as diretrizes do Presidente da OAB/RJ Wadih Damous, foram fundamentais para a quebra do modelo então vigente. Sem esses bravos colegas, comprometidos com as causas da advocacia e com a revitalização de nossas instituições, o desfecho já poderia ter sido outro.

E um novo horizonte se descortinou. A partir de 2007, tanto na OAB quanto na CAARJ, desenvolvemos o conceito de universalização de serviços. Isso quer dizer que a CAARJ passou a oferecer seus serviços, indistintamente, a todos os advogados de nosso Estado, sem exigir pagamentos adicional para isso.

Felipe Santa Cruz, ao longo de seu mandato a frente da CAARJ, não apenas revitalizou os benefícios, com a criação dos Projetos Nascer e Aprender, mas também foi o responsável pela modernização das salas de atendimentos e escritórios compartilhados em todo o Estado do Rio de Janeiro. Sem esse trabalho prévio, de verdadeira preocupação com a subsistência do advogado, não poderíamos atingir o estágio atual e propor muitas dessas inovações descritas abaixo.

Queremos mostrar aos advogados do nosso estado que a CAARJ é mais do que se imagina. Relacionada muito tempo apenas à existência do plano de saúde, hoje a CAARJ se apresenta como indutora de bem estar e qualidade de vida. A CAARJ quer estar com o advogado da porta do seu escritório para fora, nos momentos de lazer, de reflexão, mas também para ajudá-lo em situações de dificuldade financeira.

A CAARJ ATUARÁ, TRAZENDO BENEFÍCIOS AO ADVOGADO DA PORTA PARA FORA DO ESCRITÓRIO

Para enfrentar o desconhecimento das atividades existentes da CAARJ e facilitar a prestação de serviços, passamos a trabalhar com quatro eixos de atuação, são eles: o CAARJ Social, o CAARJ Vida, o CAARJ Cultural e o CAARJ Bem-Estar, cada qual identificado por uma cor diferente em nossa comunicação.

CAARJ Social é a pedra fundamental da entidade. São nossas linhas assistenciais que atenderão ao advogado que estiver em condição de vulnerabilidade. Nosso Serviço Social irá a campo para identificar as demandas mais prementes da advocacia, nos locais em que há mais dificuldades de acesso da população aos serviços públicos em geral e onde a renda mensal tende a ser menor. Esperamos que seja motivo de orgulho para todos nós ao final deste triênio.

O CAARJ Vida incorpora aqueles serviços que têm relação com a atividade preventiva e de tratamento restrito de doenças. Contaremos com atividades itinerantes que percorrerão o Estado atrás de fatores responsáveis por inúmeros males que atacam o advogado. Também desenvolveremos campanhas de vacinação, principalmente para prevenir a gripe.

CAARJ Cultural parte da nossa convicção de que o regular consumo de produtos culturais contribui para fazer um profissional mais feliz. Por consequência, os benefícios de uma vida intelectual saudável se refletem em seu trabalho. Na convivência com a música, a dança, o teatro e o cinema conseguimos relaxar, refletir sobre o mundo ao nosso redor e colhemos muitos elementos que aplicamos em nossa própria atividade. Pretendemos, não apenas celebrar convênios específicos com esse objetivo, mas também promover nossas próprias atividades culturais.

CAARJ Bem-Estar atuará na oferta de serviços de bem-estar ao advogado, proporcionando a ele momentos de lazer associados ao cuidado com seu corpo e com sua alimentação. Vamos instalar tendas em locais de lazer em que os advogados poderão, sem custo adicional, ser atendidos por um profissional que o orientará na realização de atividades físicas periódicas. A participação do advogado em competições esportivas será incentivada, assim como serão realizados campeonatos próprios de futebol e outras modalidades. Atuaremos, também, na celebração de convênios específicos com academias de ginástica em todo o estado, trabalhando para que o maior número possível de advogados tenha uma atividade física regular.

Nos dois últimos eixos, apenas conseguiremos propagar nossos valores, se ilustrarmos nosso discurso, principalmente retratando os muitos advogados que conciliam suas atividades com atividades paralelas. Queremos mostrar você em ação, expor da melhor forma possível seus sonhos e suas estórias de superação, para que sirvam de exemplo a toda a advocacia de nosso estado e para contribuir para uma vida e uma carreira bem sucedida e de muita realização pessoal e profissional.

Um grande abraço,

Marcello Oliveira
Presidente da CAARJ