Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ
Mulher-Caarj

INSTITUCIONAL | DIRETORIA - CAARJ

  • foto: Marcello Augusto Lima de Oliveira

    MARCELLO OLIVEIRA - PRESIDENTE

    Marcello Oliveira é civilista, com larga experiência na área de contratos e no Direito de empresas. Bacharel em Direito, graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), em 1997. Durante cinco anos, lecionou na universidade, nas cadeiras de Processo Civil e de Direito Falimentar. Também lecionou no curso de Pós-graduação, na extensão de Direito Privado. Esteve associado por nove anos ao escritório Xavier, Bernardes, Bragança (até 2007) e, em seguida, a dois escritórios próprios. Hoje é sócio do escritório Cândido de Oliveira Advogados.

  • Durante toda a sua vida profissional perseguiu o desenvolvimento de próprio escritório, seguindo seu espírito empreendedor, mas desde cedo manteve atividades paralelas, de natureza voluntária, em benefício do interesse público. Marcello presidiu o Centro Acadêmico de Direito (1994/95) e foi coordenador-geral do DCE (1995/96) da PUC-Rio. Atuou, no início de sua carreira, no Sindicato de Professores da Rede Particular (SINPRO) e no Sindicato de Professores da Rede Pública (SEPE). Logo após se formar, fundou a Associação dos Advogados do Rio de Janeiro (AARJ, 2001), entidade que por alguns anos promoveu seminários e publicações em todo o Estado do Rio de Janeiro. Já naquela época, sentia falta de uma atuação mais expressiva e qualificada da OAB/RJ no cenário do Estado.

    Participou ativamente da campanha para a eleição de Wadih Damous, em 2003, certo de que a entidade precisava tomar um rumo radicalmente oposto ao que se apresentava. Mas foi apenas em 2006 que integrou a chapa do Conselho Seccional, agora vitoriosa, assumindo a presidência da Comissão de Exame (2007/2009). Ocupando esse cargo, implementou a maior transformação já ocorrida no exame desde a sua criação, a partir de uma gestão transparente e isonômica, principalmente com a introdução de um gabarito, de uma planilha itemizada de correção e da completa desidentificação do processo.

    No triênio (2010/2012), foi diretor-tesoureiro e coordenador-geral de Comissões da OAB-RJ, tendo idealizado e coordenado, na sua origem, inúmeros projetos na Ordem, dos quais se destacam: (i) o processo eletrônico de seleção e inscrição, que eliminará o trâmite interno de papel na Ordem, (ii) o Fique Digital, um dos projetos de maior êxito recente na OAB/RJ, que inclui o advogado no mundo digital, por meio de programas de educação e aparelhamento do advogado, e que resultou na criação de uma importante Comissão específica para tratar desse tema, (iii) a Campanha da Memória e da Verdade, (iv) o curso telepresencial, em conjunto com o Presidente Felipe Santa Cruz e o Diretor Tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, instrumento revolucionário de educação à distância, com a melhor tecnologia disponível no mercado.

    Durante o mesmo triênio em que foi Diretor Tesoureiro, assumiu a Coordenação Geral das Comissões, tendo sido grande incentivador e articulador de pautas de trabalho das comissões temáticas mais produtivas da OAB/RJ, dentre as quais a Comissão de Direito Ambiental, a Comissão de Igualdade Racial, a Comissão de Pessoas com Deficiência e a Comissão de Direito dos Homoafetivos. No triênio anterior já havia criado a Comissão de Mediação, cujo projeto de capacitação de quadro da advocacia foi agraciado com o Prêmio Innovare, em 2009.

    Assumiu a presidência da Caarj no triênio 2013/2015, com a missão de tornar a entidade cada vez mais próxima do advogado. Marcello desenvolveu na entidade a filosofia de cuidar do advogado da porta do escritório para fora, o que envolve seus momentos de lazer, de cultura, de cuidados com a saúde e com sua segurança social. Com estes objetivos em mente, foram criados, sob sua gestão, os quatro Eixos da Caarj: Cultural, Vida, Social e Bem-estar, responsáveis por projetos de sucesso como as Tendas Bem-estar; a campanha de vacinação contra a gripe, que imunizou mais de 33 mil advogados em três anos; parcerias com teatros e cinemas, além de outros aparelhos culturais e os convênios com o Sesc e o Goldental.

    Também são de sua iniciativa campanhas de mobilização da advocacia, tais como a campanha Calor Humano, de doação de agasalhos, e a Fome de Leitura, de doação de livros infantojuvenis. Ainda sob sua gestão, a Caarj diminuiu significativamente seus passivos cíveis, trabalhistas e tributários. Este ano, deu início à sua segunda gestão na Caixa de Assistência, para o triênio 2016/2018.


  • foto: FREDERICO MENDES

    FREDERICO MENDES – VICE PRESIDENTE

    Frederico França Morgado Ferreira Mendes é advogado graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes (FDCM, 1992) e especialista em Direto Imobiliário, com MBA em Gestão e Marketing pela UFF. Fred Mendes vem atuando na OAB/RJ desde 2007, primeiro como delegado da subsede Leopoldina (2007/2009), onde teve a oportunidade de instalar a primeira equipe de delegados de prerrogativas para atender as demandas dos colegas na localidade e de implementar, juntamente com o atual presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, o projeto OAB Século XXI, que reformou a sala dos advogados naquela região, estendendo-se por todo o estado do Rio de Janeiro.

  • Com a criação da 58a. subseção OAB/Leopoldina, em 2009, tornou-se o seu primeiro presidente e pleiteou o projeto de expansão do fórum regional da Leopoldina. Durante sua gestão enfrentou ainda o Tribunal do Justiça do RJ, que se negava a ceder uma sala para a utilização dos advogados dentro do novo fórum. Levou a questão ao CNJ, onde obteve a obrigatoriedade de instalação da Sala dos Advogados dentro do fórum recém inaugurado. Reeleito em 2012 para mais um triênio na gestão da subseção, obteve conquistas como os Escritórios Compartilhados, a Central de Peticionamento Eletrônico e uma sede (Casa do Advogado) na Leopoldina. Atualmente é Presidente da ADVCredi - (Cooperativa de Crédito dos Advogados do RJ), presidente do Conselho Deliberativo da OAB-PREV; diretor da Sérgio Mendes Assessoria Imobiliária, atuando na área civil e imobiliária e vice-presidente da Caarj no triênio 2016/2018.


  • foto: NAIDE MARINHO

    NAIDE MARINHO – SECRETÁRIA GERAL

    Graduada pela SUESC (1990), atuante na área cível e advogada do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE, desde 1995. Participou ativamente para retomada da OAB/RJ e integrou a chapa vencedora, com Wadih Damous, em 2006, assumindo como secretária adjunta da Caarj, cargo em que permaneceu no triênio 2009/2012.

  • Na primeira gestão de Marcello Oliveira à frente da Caarj, no triênio 2013/2015, ocupou a função de vice-presidente da Caixa de Assistência. Atualmente é vice-presidente do Sindicato dos Advogados e secretária-geral da CAARJ.


  • foto: MARISA GAUDIO

    MARISA GAUDIO – SECRETÁRIA ADJUNTA E DIRETORA DO EIXO BEM-ESTAR

    Advogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ-1998) e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes (Mediação-2013) e Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB/RJ/UNIFOA-2003). É sócia do escritório GN, Gaudio e Nasser Sociedade de Advogados, desde 2007, onde é responsável pela área de mediação de conflitos, núcleos família/sucessões e Direito do Consumidor.

  • Leciona na Universidade Serra dos Órgãos (UNIFESO/Teresópolis); integra na OAB/RJ as comissões de Família, como vice presidente; da Mulher, Direito Homoafetivo, Mediação e Práticas Colaborativas. Assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM–Núcleo Teresópolis/2014). Foi diretora do Eixo Bem-Estar da Caarj no triênio 2013/2015 e atualmente é secretária adjunta e diretora do Eixo Bem-Estar da Caixa de Assistência.


  • RENAN AGUIAR

    RENAN AGUIAR – TESOUREIRO

    Advogado inscrito na OAB desde 1996 e graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO, 1995), Renan Aguiar é Mestre em Ciências Jurídicas - Teoria do Estado e Direito Constitucional - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RIO, 2001) e professor universitário.

  • Foi conselheiro da OAB/RJ (2006/2012); diretor-geral da Escola Superior de Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (ESA-RJ, 2009/2012); membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB (2013/2015) e autor e coautor de diversos livros e artigos científicos nas áreas de Teoria do Direito e Direito Público. Foi tesoureiro da Caarj no triênio 2013/2015 e segue na mesma função no triênio 2016/2018


  • foto: NILSON XAVIER

    CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO – DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

    Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho. Conselheiro da OABRJ de 2006 até os dias atuais, atual diretor do Sindicato dos Advogados e advogado trabalhista militante. No triênio 2016/2018 atua como diretor de comunicação da Caarj.

  • foto: Roberto

    RUI CALANDRINI - PROCURADOR GERAL

    Formado em direito pela UNESA em 1994 e pós-graduado em Direito Público pela UFRJ em 2002. É Diretor de Marketing e Social da ADVCredi e Presidente da Comissão Especial do Legado Olímpico da OAB/RJ. Foi Conselheiro Efetivo e Corregedor Geral da OAB/RJ.

  • Possui experiência como professor universitário da UNIVERSO-Niterói, onde lecionou nas cadeiras de Direito Processual Penal, Direito Constitucional e História Contemporânea do Direito. Membro Avaliador do Banco de Questões do Estatuto da Advocacia e da OAB e Ética do Exame de Ordem Unificado da OAB, por duas vezes. Certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. É procurador da Caarj no triênio 2016/2018.


  • ANA BEATRIZ SERAPHIM

    ANA BEATRIZ SERAPHIM – DIRETORA DE EVENTOS

  • ANA CAROLINA LIMA

    ANA CAROLINA LIMA – DIRETORA DO EIXO CULTURAL

    Advogada graduada pela Unifeso (2005), com extensão universitária em Direito Imobiliário (Unifeso - 2003), Indicadores Sociais com Ênfase em Relações Raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2010) e em Controle Social e Cidadania pela Controladoria Geral da União (CGU - 2014).

  • Atuou como advogada sindical (2007-2011) e foi assessora-chefe da Superintendência Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos - SUPIR/SEASDH (2011-2015). Atualmente é associada ao escritório Paulon - Escritório de Advocacia. É membro da Comissão de Igualdade Racial, da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e da Comissão de Bioética e Biodireito, todas da OAB/RJ. É diretora do Eixo Cultural da Caarj no triênio 2016/2018.


  • foto: WAGNER OLIVEIRA

    WAGNER OLIVEIRA - DIRETOR DE CONVÊNIOS

    Advogado graduado pela Unesa em 1998 e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela mesma instituição, em 2000. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ entre 1998 e 2000, da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ entre 2003 e 2006, da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/RJ entre 2014 e 2015 e da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB/RJ, entre 2012 e 2015.

  • Foi membro do Conselho Penitenciário do Estado no mandato 2011/2015. Atua como procurador de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. É diretor de Convênios da Caarj, no triênio 2016/2018.


  • foto: NILSON XAVIER

    NILSON XAVIER – DIRETOR PATRIMONIAL

    Graduado em direito pela SUAM, em 1983; pós-graduado em direito do trabalho pela Universidade Candido mendes, em 1991, advogado trabalhista militante.

    No triênio 2016/2018 atua como diretor patrimonial da Caarj.

  • ANTONIO SILVA FILHO

    ANTONIO SILVA FILHO – DIRETOR DE CLUBES

    Advogado, formado pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá (1987) e pós-graduado em Direito Processual Civil Brasileiro, pela Universidade Estácio de Sá (1990). Em seu escritório, desde 1990, atua como assessor jurídico e advogado de diversas empresas e entidades de classes. Ampla experiência e atuação nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional, Civil e Trabalhista, além de Direito Comercial, licitações públicas, contratos em geral e relações trabalhistas, sendo negociador de diversas categorias junto à Firjan.

  • Foi diretor do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro – SARJ (1993 a 1996), cargo que novamente ocupa. Foi Conselheiro da Seccional da OAB/RJ e Sub-Corregedor da Corregedoria Geral da Seccional (de 2009 a 2012). Foi diretor patrimonial da Caarj no triênio 2013/2015. É diretor de Clubes da Caarj no triênio 2016/2018.


  • foto: ONÍLIO CORREIA

    RODRIGO BRAGA – DIRETOR DE POLITICAS INSTITUCIONAIS

    Advogado graduado pela Universidade Estácio de Sá, em 2010, e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá, em 2012.

    É conselheiro fiscal da OABPrev e advogado no Escritório Langone&Vils Advogados. É diretor de Politicas Institucionais da Caarj no trienio 2016/2018.

  • foto: RONALDO GAUDIO

    RONALDO GAUDIO – DIRETOR DE NOVOS PROJETOS

    Advogado graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com MBA em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e extensão em Análise Econômica do Direito: Ênfase em contratos. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes, com extensão em Processo Tributário. Atualmente, é mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento.

  • É Presidente da Comissão Especial de Direito Cooperativo da OAB/RJ, presidente do IBECOOP – Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo e vice-presidente da AIDC/BR-Delegacia Brasileira da Associación Internacional de Derecho Cooperativo. Membro efetivo e pesquisador da AIDCMESS - Asociacion Iberoamericana de Derecho Cooperativo, Mutual y de la Economía Social y Solidaria. Professor convidado em Direito Cooperativo da FGV, da USP/FUNDACE, da UCAM e da UNIFESO. Coordenador do Curso Cooperativismo e Direito Cooperativo da ESA-OAB/RJ. Assessor jurídico da OCB/RJ – Organização das Cooperativas do Brasil do Estado do Rio de Janeiro e do SESCOOP/RJ – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Jurídico Nacional do Sistema OCB/SESCOOP/CNCOOP. É diretor de Operações da Gaudio e Nasser Sociedade de Advogados e diretor de Novos Projetos da Caarj no triênio 2016/2018.


  • foto: TÂNIA ALBUQUERQUE

    TÂNIA ALBUQUERQUE – DIRETORA ADJUNTA DO EIXO BEM-ESTAR

    Advogada graduada pela Universidade Cândido Mendes, em 1995, e pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, em 2005.

    Foi delegada da Comissão de Assuntos Jurídicos das Ongs da OAB/Niterói entre 2011 e 2012 e presidente da Comissão de Cultura Jurídica da mesma subseção, entre 2012 e 2015. É presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/Niterói no triênio 2016/2018 e diretora adjunta do Eixo Bem-Estar da Caarj no mesmo triênio.

  • foto: ONÍLIO CORREIA

    ONÍLIO CORREIA – COORDENADOR REGIONAL DOS DELEGADOS DA BAIXADA FLUMINENSE

    Advogado graduado pela Universidade Cândido Mendes em 1990, pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá em 1999.

  • Cursou Direito Ambiental pela ESA - Escola Superior de Advocacia em 2010. Trabalhou no Departamento Jurídico do Banco Itaú entre 1986 e 1992. Foi sócio do escritório Correia e Craveiro Advogados Associados de 2002 até 2006. Atualmente trabalha como advogado autônomo. Foi membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ de 1998 a 2001 e de 2002 a 2003. No triênio 2010/2012, fez parte da equipe de Ouvidores da OAB/RJ. De 2013 a 2015, foi delegado da Caarj junto à OAB/Nilópolis, membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ e membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/Nilópolis. É coordenador regional dos delegados Caarj da Baixada Fluminense, no triênio 2016/2018.


  • foto: JOSÉ ROBERTO CIMINELLI

    JOSÉ ROBERTO CIMINELLI – COORDENADOR REGIONAL DOS DELEGADOS SUL FLUMINENSE

    Advogado graduado pela Universidade Santa Úrsula, em 1987, e pós-graduado em Gestão de Serviços Públicos pela Universidade Severino Sombra; em Direito Processual pela Fundação Educacional D. André Arcoverde, em Gestão Pública Municipal pela Universidade Severino Sombra e em Direito e Processo do Trabalho pela Fundação Educacional D. André Arcoverde.

  • Mestrando no curso de Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Severino Sombra e professor da mesma instituição, na graduação e na pós. Ex-vereador de Vassouras nos mandatos 1993/1996 e 1997/2000. Atuou como vice-presidente da OAB/Vassouras no triênio 2007/2009, sendo eleito para presidente nos dois triênios consecutivos na mesma subseção. Atua no escritório WRF Advogados. É coordenador regional dos delegados Caarj da Região Sul Fluminense, no triênio 2016/2018.


  • foto: SÉRGIO RICARDO

    SÉRGIO RICARDO SILVA – COORDENADOR REGIONAL DOS DELEGADOS DA REGIÃO SERRANA

    Advogado, graduado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas em 1994 e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá.

  • Atuou como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Magé entre 1988/2000 e presidiu a Comissão de Direito Ambiental da mesma subseção, entre 2001 e 2003. Foi diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/Magé entre 2004 e 2006 e entre 2008 e 2009. Entre 2007 e 2009 foi secretário-geral desta subseção e foi seu presidente entre 2010 e 2012. Entre 2013 e 2015 foi conselheiro da OAB/RJ. No triênio 2016/2018 atua como coordenador regional dos delegados Caarj da Região Serrana e como diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Baixada Fluminense, na seccional Rio de Janeiro.


  • foto: LAURO DE MATTOS

    LAURO DE MATTOS


  • foto: SAMUEL MENDES

    SAMUEL MENDES


  • foto: CÉSAR SPEZIN

    CÉSAR SPEZIN


  • foto: FERNANDO VOLPATO JR.

    FERNANDO VOLPATO JR.


NOTÍCIAS

08/03/2017 - Movimento da Mulher Advogada quer discutir pautas levantadas em pesquisa

SAIBA +

03/03/2017 - Caarj lança campanha Mês da Mulher Caarj

SAIBA +

23/02/2017 - Caarj leva campanha contra o preconceito às ruas no Carnaval

SAIBA +

14/02/2017 - Caarj lança campanha contra preconceito no Carnaval

SAIBA +

13/02/2017 - Caarj doa van comprada com recursos do FIDA

SAIBA +

24/01/2017 - Campo Grande recebe Campanha Paletó no Verão, Não

SAIBA +

10/01/2017 - Campanha Paletó no Verão, Não começa sua agenda em Bangu

SAIBA +

06/01/2017 - Campanha do Paletó chega à sua quarta edição

SAIBA +

16/12/2016 - Caarj doa equipamentos com recursos do FIDA

SAIBA +

09/12/2016 - Caarj realiza 2º Encontro dos Delegados do Triênio 2016/2018

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]