Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Membros da OAB/RJ integram núcleo da Associação Americana de Juristas

10/06/2013 – Membros da OAB/RJ e da CAARJ fizeram parte do núcleo provisório da Associação Americana de Juristas (AAJ) no Brasil. O diretório, criado em evento realizado na CAARJ, em abril, que contou com a presença da diretoria da AAJ e reuniu juristas renomados de várias partes do país e do mundo. O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o conselheiro federal Wadih Damous e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Chalréo, além do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, foram alguns dos nomes que integraram o grupo.

A AAJ é uma organização não-governamental (ONG) que tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, com o objetivo de defender os interesses dos povos, sua independência econômica e a soberania sobre as próprias riquezas e recursos naturais, além do exercício livre da advocacia.

Marcello, que ofereceu a estrutura da CAARJ para sediar o escritório do núcleo, ponderou o atraso brasileiro na área de atuação da AAJ. “Tenho certeza de que a Associação tem muito mais a colaborar para o progresso dos direitos sociais no nosso país do que nós, brasileiros. O Brasil está muito atrás na discussão de inúmeros temas, como direitos sexuais e reprodutivos, memória e verdade, por exemplo. Essa troca será fundamental”, disse.