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Superalimentos

superalimentos

22/06/13 – Uma boa alimentação parece ser o segredo para manter a saúde e a imunidade do corpo em dia, e alguns alimentos são capazes de ajudar na busca pelo bem-estar quando inseridos na dieta. A ingestão das frutas cítricas, como a laranja, acerola, limão, kiwi, e morango, que são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias, ajuda a aumentar a imunidade do corpo e a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares.

Os vegetais verde-escuros, como o brócolis, couve, rúcula e espinafre também são muito importantes na alimentação, pois são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que atuam na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Estes alimentos também são ricos em ácido fólico – nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. O cogumelo shitake é rico em lentinana – nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa e aumentar a imunidade. Muito utilizado na culinária japonesa, ele tem sido cada vez mais consumido por aqui, graças a sua função imunoprotetora. Já a semente de linhaça é fonte de ômega-9 e ácido alfa-linoleico, que ajudam o intestino e o coração a funcionar melhor, pois equilibram os níveis de gordura no sangue.

E para a sobremesa, o iogurte natural é uma boa pedida. Ele é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico, além de ajudar no controle do sobrepeso e da obesidade. Outra boa opção para encerrar as refeições em grande estilo sem se descuidar da saúde é o mirtilo ou blueberry, que ajuda a reverter a queda das funções cerebrais e a aumentar a liberação de dopamina, que tem função energizante e estimulante. Todos ingredientes de um cardápio nota 10.