Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Advogados voluntários são homenageados

9240610275_19715e4b64_o

4/7/2013 – A sessão do Conselho Pleno desta quinta-feira, dia 4, na sede da OAB/RJ foi marcada pela homenagem aos advogados que atuaram nas manifestações ocorridas em junho, no Rio. O grupo de voluntários participou das passeatas e se revezou nas delegacias, ruas e hospitais, atuando em casos de excesso das forças policiais contra a população.

Os advogados também ajudaram a liberar pessoas presas indevidamente nas manifestações, além de presenciar situações como a que levou centenas de estudantes e professores a se refugiarem nos prédios do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e na Faculdade Nacional de Direito, ambos da UFRJ, na noite do dia 20 de junho.

O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, que também atuou nas manifestações e cedeu o plenário da Caarj para os “plantões” do grupo, elogiou o trabalho dos voluntários: “Esperamos que essa singela homenagem tenha dado a medida do orgulho que sentimos desses advogados que se voluntariaram para compor um verdadeiro exército da democracia. Uma força legítima, interessada e voltada para a defesa da população”.

Em seu discurso, Marcello parabenizou ainda o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, pelo apoio de sempre e pela anotação da homenagem nos registros da entidade; o advogado Ronaldo Cramer, pelo engajamento e reconhecimento dos advogados, e Luciano Bandeira, por ter ajudado a criar e a divulgar a ideia de uma campanha que evidencia os reflexos do mau uso da força policial nos dias de hoje.